É uma montagem a fotografia que mostra a família Obama na ilha de Jeffrey Epstein
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 20 de dezembro de 2023 às 16:30
- 3 minutos de leitura
- Por Nahiara S. ALONSO, AFP Estados Unidos, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“A casinha que aparece no canto superior esquerdo desta foto da família Obama lhe parece familiar? Você sabe em que ilha eles estão, certo? Ilha de Epstein”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook e no X.
Alegações similares circulam em inglês e espanhol.
O magnata financista Jeffrey Epstein foi condenado a 13 meses de prisão em 2008 por seu envolvimento na prostituição de adolescentes com indivíduos de seu círculo na Flórida. A sentença derivou de um acordo secreto com um promotor local, que permitiu que ele escapasse de um julgamento federal.
Em 2019, Epstein foi detido por organizar uma ampla rede de exploração sexual de jovens, mas cometeu suicídio na prisão no mesmo ano, antes de ser julgado. A promotora geral das Ilhas Virgens dos Estados Unidos, Denise George, o acusou posteriormente de abusar sexualmente de crianças de 12 anos na ilha Little St. James, uma de suas propriedades.
O magnata era conhecido por suas conexões com ex-presidentes dos Estados Unidos, como Donald Trump e Bill Clinton.
Foto manipulada
As publicações virais compartilham uma foto de Barack e Michelle Obama junto de suas duas filhas, Malia e Sasha, de costas para o mar e com uma formação montanhosa ao fundo, onde é possível ver uma estrutura ou templo de faixas azuis e brancas com uma cúpula dourada, vista em conteúdos de imprensa sobre Little St. James.
Uma busca reversa pela fotografia no Google levou à imagem original, publicada em 4 de agosto de 2020 no perfil da ex-primeira dama Michelle Obama no Instagram, junto à mensagem: “Feliz aniversário para o meu cara favorito. Brindo a todos os dias bons, céus azuis e às novas aventuras por vir”.
Ela compartilhou a mesma publicação na sua conta no X e no Facebook. Contudo, na foto não há uma casa de faixas brancas e azuis ao fundo.
Veículos de comunicação republicaram a fotografia original da família, em que a construção também não aparece (1, 2, 3, 4).
Imagem no Havaí
Apesar de as publicações de Michelle Obama não indicarem onde a foto foi tirada, uma busca reversa por parte da imagem original (selecionando apenas o lado esquerdo, sem que apareça a família Obama) levou a diversas publicações sobre turismo em Oahu, no Havaí, especificamente em Lãna’i Lookout e Kahauloa Cove.
Utilizando o Google Street View e o Google Earth da localização de Lãna’i Lookout e Kahauloa Cove, é possível comprovar que é o mesmo local em que foi feita a fotografia da família.
A AFP entrou em contato com a equipe de Barack Obama para confirmar a localização da imagem, mas não obteve resposta.
Referências
- Publicação no perfil de Michelle Obama no Instagram
- Notícias de veículos de comunicação com as fotos da família Obama (1, 2, 3, 4)
- Google Street View e Google Earth de Lãna’i Lookout e Kahauloa Cove, no Havaí