Governo Lula arcou com as despesas de 400 pessoas na COP28, e não de 1.337
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 20 de dezembro de 2023 às 15:01
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“1.337 Pessoas fazendo Turismo em Dubai com o seu Dinheiro”, lê-se no texto sobreposto a uma imagem que circula no Instagram, no Facebook e no X.
A alegação também circula em um vídeo gravado pelo apresentador Luis Ernesto Lacombe em publicações no TikTok e no Kwai.
O conteúdo começou a circular após a publicação de uma matéria da Folha de S.Paulo, em 1º de dezembro, que reporta que 1.337 pessoas se inscreveram na delegação brasileira para a COP28, que ocorreu entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
A matéria, entretanto, explica que apenas 400 faziam parte da comitiva do governo federal e, portanto, teriam as despesas cobertas.
A delegação brasileira
O Comprova, projeto de verificação do qual o AFP Checamos faz parte, analisou a lista de participantes inscritos até aquele momento disponível no site do evento. De fato, verificando a aba “Parties” do documento, é possível identificar 1.337 participantes na delegação brasileira.
Porém, além de representantes do governo federal, entre os inscritos há governadores, prefeitos, vereadores, secretários, assessores, técnicos e profissionais de imprensa, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), parlamentares e representantes de partidos políticos.
Na captura de tela abaixo, é possível ver que apenas uma parte dos nomes representava o governo:
O credenciamento para representantes do poder público, do setor privado e de entidades da sociedade civil participarem da COP28 foi aberto pelo governo em agosto deste ano. O formulário de inscrição, no entanto, trazia a seguinte observação: “O governo federal não se responsabiliza por custos ou procedimentos relativos à concessão de visto, passagens aéreas e reserva de hospedagem para participar da reunião em apreço”.
Em 22 de novembro, durante uma coletiva de imprensa promovida pelo Ministério das Relações Exteriores, o embaixador André Aranha Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente, explicou que tradicionalmente a delegação abarca todos os brasileiros interessados em participar e que, por isso, é comum que a maior parte do grupo seja composta por pessoas que não são do governo federal.
Lago ressaltou, ainda, que somente 400 inscritos pertenciam ao governo e teriam suas despesas pagas pelo Estado brasileiro.
Esse texto faz parte do Projeto Comprova. Participaram jornalistas do Estadão e da Gazeta. O material foi adaptado pelo AFP Checamos.