Vídeo mostra Lula com sindicalistas em São Paulo, e não em penitenciária com Marcola e Beira-Mar

  • Publicado em 8 de dezembro de 2023 às 15:40
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma gravação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregando um documento a um homem identificado como “Marcola” não mostra o petista em uma penitenciária conversando com os detentos Fernandinho Beira-Mar e Marcola. A alegação, que circulou em 2022, voltou a ser compartilhada mais de 3,9 mil vezes nas redes sociais desde 15 de outubro de 2023. Mas a sequência, de outubro de 2022, foi filmada quando Lula foi ao Sindicato de Motoboys de São Paulo. À AFP, a assessoria de imprensa da Presidência confirmou que “Marcola” é o apelido de Marco Aurélio Santana, assessor do mandatário.

“Acordo com narcotráfico. Isto é Lula e Marcola?? Este é Lula e Fernandinho Beira Mar???”, diz o texto sobreposto a uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no TikTok, no Kwai, no YouTube e no X (antes Twitter).

Ao final da sequência, um homem aparece e diz: “É o Lula na penitenciária conversando com Beira-Mar e – acredite – Marcola”.

O vídeo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar conteúdos vistos em redes sociais, se duvidarem da sua veracidade.

Image
Captura de tela feita em 7 de dezembro de 2023 de uma publicação no TikTok ( .)

Na sequência viral, Lula é visto rodeado por outros homens, dois deles com coletes de faixas reflexivas. Aos oito segundos do vídeo, o mandatário, assim como outras pessoas, chama por “Marcola” e entrega um papel para alguém que não aparece na gravação.

Mas, ao contrário do que as publicações sugerem, Lula não estava em uma penitenciária conversando com Fernandinho Beira-Mar e Marcola, apontados como líderes das facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC), respectivamente.

Em um dos vídeos que compartilharam a alegação falsa em 2022, é possível ver a marca d’água do perfil no TikTok em que a filmagem foi originalmente publicada, em 29 de outubro de 2022: “@gilsindimotosp”.

A descrição do perfil indica: “Presidente do @sindimotosp - Sindicato dos Motoboys de São Paulo”. Um segundo vídeo, publicado no perfil em 30 de outubro de 2022, mostra uma foto de Lula no mesmo local, cercado de pessoas que aparecem na sequência viral.

Image
Comparação feita em 7 de dezembro de 2023 entre capturas de tela da publicação viral (E) e da postagem do @sindimotosp no TikTok ( .)

Em seu perfil no Instagram, o Sindimoto SP fez uma publicação em 2 de novembro de 2022, esclarecendo que:

“No vídeo que está circulando na internet, o presidente Lula e o presidente Gilberto Almeida dos Santos, do SindimotoSP, chamam Marcola sim, mas é o assessor do PT Marco Aurélio de Ribeiro, que estava na sala. Inclusive é possível ver quando Lula passa a Marcola assessor o ofício com reivindicações do SindimotoSP e não se ouve agradecimento nenhum.”

A equipe do AFP Checamos entrou em contato com o Sindimoto SP para saber detalhes do evento, mas não obteve resposta até a publicação desta checagem.

Penitenciárias diferentes

Apesar de as publicações alegarem que Lula teria feito uma visita a Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, e a Luiz Fernando da Costa, conhecido como Fernandinho Beira-Mar, isso não seria possível, visto que os dois são detentos de penitenciárias federais distintas.

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) disse ao AFP Checamos em 5 de dezembro de 2023 que, por motivos de segurança, não informa a localização dos presos nem dá detalhes de suas operações. Entretanto, reiterou que “as penitenciárias federais executam, com eficiência, o papel de isolar lideranças do crime organizado, primeiro passo para o processo de desarticulação das facções”.

Em entrevista concedida em 25 de janeiro de 2023 para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que o traficante Marcola estava preso na Penitenciária Federal de Brasília, após ter sido transferido do presídio federal de Porto Velho, em Rondônia, onde estava desde março de 2022.

Já Fernandinho Beira-Mar estaria sob custódia da Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, desde setembro de 2019.

Apesar de não estar se referindo a Marcos Willians Camacho, Lula de fato chama por um “Marcola” no vídeo viralizado.

A assessoria de comunicação da Presidência da República explicou ao AFP Checamos, em 4 de dezembro de 2023, que o homem chamado na gravação é Marco Aurélio Santana Ribeiro, assessor do presidente, que tem o apelido de “Marcola”.

A atuação de Ribeiro, atual chefe do Gabinete Pessoal do presidente da República, já foi indicada em diferentes conteúdos de imprensa (1, 2).

Ele também pode ser visto, de camisa branca, no minuto 7:24 de um vídeo do discurso de Lula após deixar a sede da Polícia Federal em Curitiba, publicado no canal da Rádio BandNews FM no YouTube em 8 de novembro de 2019.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco