Vídeo de um ensaio de estudantes circula como uma agressão de muçulmanos a jovens francesas
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 1 de dezembro de 2023 às 19:32
- Atualizado em 4 de dezembro de 2023 às 19:33
- 3 minutos de leitura
- Por Devesh MISHRA, AFP Índia, AFP Brasil
- Tradução e adaptação Paula BOIRA
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Na França, em uma passagem de metrô, 3 moças foram interpeladas por 10 muçulmanos sobre os seus trajes e ‘explicaram’ que as suas roupas eram totalmente normais! Detalhe: os idiotas esqueceram de perguntar se elas eram lutadoras de MMA”, diz a legenda de publicações compartilhadas no Facebook, no Kwai, no Instagram, no Telegram e no X (antes Twitter).
A gravação, de menos de 30 segundos, mostra um grupo de homens que parece assediar três mulheres em uma passagem subterrânea. Na sequência, elas reagem contra os supostos agressores e fogem do local.
As imagens também circularam em hindi, inglês e espanhol.
O conteúdo circula em meio ao aumento da tensão entre as comunidades judaica e muçulmana na França, conforme explicou o ministro do Interior francês, Gérard Darmanin. Desde o início da guerra entre o movimento islamista Hamas e Israel, o país registrou mais de 1.500 atos antissemitas.
Uma busca reversa por uma captura de tela do vídeo levou a uma publicação no Instagram de 7 de novembro de 2023. Na legenda do vídeo lê-se “Os saltadores git pularam” e é possível ver “Campus Univers Cascades” mencionado na localização.
No perfil do Campus Univers Cascades (CUC) no Instagram há diversos vídeos semelhantes ao viral, mostrando jovens brigando em diversos cenários.
Em sua descrição, o centro diz ser “a maior escola de dublês do mundo” e acrescenta: “Dublês, lutadores, performers”. Em seu site, informa que foi criado em 2008 e “é um centro de formação profissional dedicado a técnicas de dublês em cinema e espetáculos”.
Em 2 de novembro de 2023, o CUC publicou o vídeo com o título “Briga de rua”, acompanhado das hashtags “cinema”, “coreografia”, “ação” e “artes marciais”.
As imagens mostram, na verdade, o ensaio de uma coreografia de luta de um grupo de estudantes da escola. Um dos jovens visto na sequência viral, que aparece no início das imagens no centro, usa uma roupa com o logotipo da instituição.
Além disso, uma comparação entre fragmentos do conteúdo viral e as imagens publicadas pelo Campus permite observar os mesmos elementos:
Lucas Dollfus, diretor do CUC, disse à AFP em 22 de novembro que a gravação é uma simulação. “Este é um vídeo produzido com nossos alunos de dublês como parte de um exercício de treinamento sobre o tema ‘brigas de rua’”, afirmou.
E pontuou: “Tudo é preparado com antecedência e tudo é coreografado. Lamentamos que o vídeo tenha sido mal direcionado e mal interpretado”.
Referências
4 de dezembro de 2023 Atualiza metadados