Sergio Massa não aparece consumindo cocaína em gravação; vídeo viral foi adulterado
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 10 de novembro de 2023 às 20:40
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Argentina, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Zé droguinha Sérgio massa candidato à presidência da esquerda na Argentina ,apenas mais um retrato dessa ideologia nefasta , que por onde passa destrói famílias e lares”, diz a legenda de um vídeo publicado no X (antigo Twitter).
O conteúdo circula ainda no Instagram, no Facebook, no TikTok, no Telegram e em publicações em espanhol.
A sequência supostamente mostra o político argentino Sergio Massa inalando um pó branco e afirmando em espanhol “qué rica que está la meme”. Em outra versão mais longa, a gravação começa com o homem dizendo “buen día, grupo”.
Candidato do Unión por la Patria e atual ministro da Economia, Massa disputará o segundo turno das presidenciais em 19 de novembro com o opositor Javier Milei, da coalizão La Libertad Avanza.
Este e outros conteúdos desinformativos começaram a circular após um vídeo de Massa saindo de um evento eleitoral viralizar com alegações de que ele estava sob efeito de alguma substância.
No entanto, não há evidências de que seja o caso. A gravação foi feita após o candidato discursar no parque industrial Sauce Viejo, na cidade de Santa Fé, no dia 7 de novembro. No final do ato, é possível vê-lo suando.
Já a sequência viral do homem consumindo droga foi adulterada.
Vídeo antigo
Por meio de uma busca reversa, o Chequeado — organização que junto com a AFP Factual coordena o projeto argentino de jornalismo colaborativo Reverso — encontrou uma gravação publicada em 23 de abril de 2016 no Facebook idêntica à que circula atribuída a Massa, mas com outra pessoa.
Assim como no vídeo viral, um homem começa a gravação fazendo uma saudação, inala o que parece ser cocaína e diz “qué rica que está la meme”.
O vídeo também foi publicado no YouTube em 19 de maio de 2016 e divulgado em 2017 por uma página no Facebook que compartilha conteúdo humorístico em holandês.
Vários elementos do vídeo confirmam que se trata da mesma gravação: a posição das mãos e os cordões ajustáveis do casaco são idênticos em ambas as sequências, por exemplo. Apenas o rosto e o timbre da voz foram alterados para imitar Sergio Massa.
A AFP já verificou desinformação que liga Massa ao uso de drogas (1, 2), além de conteúdo desinformativo sobre as eleições argentinas de 2023.
Esta verificação faz parte do projeto colaborativo Reverso, coordenado por Chequeado e AFP. O material foi adaptado pela AFP.