Debandada de golfinhos não tem relação com atividade vulcânica no México

Depois que um dos vulcões mais ativos do mundo expeliu cinzas perto da Cidade do México, em novembro de 2023, usuários de redes sociais compartilharam um vídeo que supostamente mostrava um grupo de golfinhos fugindo da erupção. Mas isto é falso. O registro foi feito na costa do estado norte-americano da Califórnia em 2021 e mostra um comportamento comum dos golfinhos.

O vídeo capturado no México mostra um grupo de centenas de golfinhos nadando em grandes grupos enquanto o Popocatepetl entrava em erupção hoje cedo”, diz a legenda de uma gravação de vários de golfinhos nadando no mar que circula no Instagram, no Facebook, no X (antigo Twitter) e no Kwai.

O conteúdo começou a circular depois que o vulcão Popocatepetl, apelidado de "El Popo", expeliu espessas nuvens de cinzas em 13 de novembro, de acordo com o Centro Nacional de Prevenção de Desastres do México.

Image
Captura de tela feita em 22 de novembro de 2023 de uma publicação no X ( .)

O vulcão, localizado a cerca de 72 quilômetros da Cidade do México, que não possui saída para o mar, passou por vários períodos de atividade desde que acordou de um sono de décadas em 1994.

Os vulcões, de fato, podem afetar a vida marinha, contudo o vídeo viral não tem relação com a recente erupção no México.

Vídeo de 2021

Por meio de uma pesquisa reversa, a AFP encontrou as imagens virais em artigos publicados pela imprensa em 2021.

De acordo com as matérias, a gravação foi feita em março de 2021, perto do porto Dana Point, na costa do sul do estado norte-americano da Califórnia – a cerca de 2.300 quilômetros de Popocatepetl.

Os meios de comunicação creditam o clipe a Dana Wharf, uma empresa de excursões marítimas que compartilhou imagens idênticas no YouTube em 19 de março de 2021.

Este mega grupo ou super grupo de golfinhos comuns decola enquanto nosso barco de observação de baleias os assiste. Esse comportamento é conhecido como debandada de golfinhos”, diz a descrição.

David Weller, diretor da Divisão de Mamíferos Marinhos e Tartarugas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), disse à AFP que a sequência mostra um comportamento normal dos golfinhos.

Frequentemente eles se reúnem em grandes grupos, de centenas e às vezes milhares. São seres altamente sociáveis e comunitários”, explicou em 15 de novembro.

"O que foi filmado é uma viagem direcional típica. Esta espécie é rápida, quando viajam juntos e em grande número, criam um rastro de água branca na superfície do mar", acrescentou.

A AFP entrou em contato com a empresa Dana Wharf para confirmar a origem e localização das imagens compartilhadas online, mas não houve resposta.

Atividade vulcânica de décadas

Alejandra Arciniega Ceballos, vulcanologista da Universidade Nacional Autônoma do México, disse em e-mail de 16 de novembro que não havia “nenhuma relação” entre o nado dos golfinhos e a atividade recente do Popocatepetl.

Aproximadamente 25 milhões de pessoas vivem em um raio de 96,5 quilômetros do vulcão, um dos mais monitorados do mundo.

Desde o seu despertar em dezembro de 1994, o Popocatepetl tem apresentado uma ampla gama de atividades eruptivas, desde pequenas emissões de gases e cinzas até erupções estrombolianas e vulcânicas”, informou Arciniega Ceballos.

Esta semana, a atividade aumentou, mas ainda dentro do intervalo das observações anteriores”.

A AFP já verificou outra alegação sobre um grupo de animais supostamente fugindo de um desastre natural.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco