
Protesto em Madri antianistia circula falsamente associado a ato pró-palestinos
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 23 de novembro de 2023 às 15:40
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Estados Unidos, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Agora é a Espanha. Uma inundação humana na Espanha em prol da Palestina. #Gaza”, diz uma das publicações que circulam no X (antes Twitter), no Instagram, no Facebook e no Kwai.
O vídeo chegou a ser compartilhado pelo líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), em 13 de novembro de 2023, e em outros idiomas, como inglês.

As publicações circulam mais de um mês após combatentes do Hamas realizarem um ataque contra Israel e matarem 1.200 pessoas, a maioria civis, segundo as autoridades do país.
Em Gaza, os contra-ataques israelenses já deixaram mais de 14.000 mortos, em sua maioria também civis, em meio à aprovação da trégua em 22 de novembro.
Embora as marchas em apoio aos palestinos e ao cessar-fogo tenham tomado conta de todo o mundo — incluindo na Espanha —, o vídeo viral é associado falsamente ao conflito.
Uma busca reversa pela imagem levou a uma gravação semelhante da Radiotelevisión Española (RTVE). Uma pesquisa por palavras-chave permitiu à AFP chegar a uma sequência idêntica à que agora é compartilhada fora de contexto.
“Centenas de milhares de pessoas se manifestam contra a anistia em toda a Espanha: ‘Não vamos nos calar’”, indica a postagem da emissora pública espanhola em uma publicação compartilhando o vídeo no X, em 12 de novembro de 2023.
Cientos de miles de personas se manifiestan contra la amnistía en toda España: "No nos callaremos"https://t.co/XJFdfxXWTspic.twitter.com/mE2P1KFTg6
— Telediarios de TVE (@telediario_tve) November 12, 2023
Naquele dia, o fotógrafo da AFP Oscar del Pozo registrou imagens semelhantes na praça Puerta del Sol, em Madri.


Dezenas de milhares de espanhóis se manifestaram por todo o país após o governo propor uma anistia aos separatistas da Catalunha pela declaração de independência fracassada em 2017.
Sánchez apresentou o polêmico projeto a fim de obter apoio para seu novo governo, reeleito no último 16 de novembro, em meio a disputas políticas no país. Em resposta, manifestantes se reuniram em Madri e protestaram contra o projeto de lei por mais de uma semana.
Sobre o conflito no Oriente Médio, o primeiro-ministro espanhol fez uma declaração pública, em 15 de novembro de 2023, cobrando para que “parassem de matar indiscriminadamente os palestinos” em Gaza.
“Exigimos o cessar-fogo imediato por parte de Israel em Gaza e o estrito cumprimento do direito internacional humanitário, que hoje claramente não está sendo respeitado”, disse Sánchez durante um debate no parlamento.
O AFP Checamos já verificou outros conteúdos que circulam atrelados ao conflito entre Israel e o Hamas em 2023.