Protesto em Madri antianistia circula falsamente associado a ato pró-palestinos

O ataque militar israelense na Faixa de Gaza, em resposta à investida armada do movimento islamista palestino Hamas em 7 de outubro de 2023, tem gerado uma onda de protestos pelo mundo — incluindo na Espanha. No entanto, uma sequência compartilhada mais de 900 vezes nas redes sociais desde o último 13 de novembro não mostra um ato a favor dos palestinos em Madri. O registro, também de novembro, foi feito em um ato após o acordo de anistia proposto pelo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, aos separatistas catalães.

“Agora é a Espanha. Uma inundação humana na Espanha em prol da Palestina. #Gaza”, diz uma das publicações que circulam no X (antes Twitter), no Instagram, no Facebook e no Kwai.

O vídeo chegou a ser compartilhado pelo líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), em 13 de novembro de 2023, e em outros idiomas, como inglês.

Image
Captura de tela feita em 20 de novembro de 2023 de uma publicação no X ( .)

As publicações circulam mais de um mês após combatentes do Hamas realizarem um ataque contra Israel e matarem 1.200 pessoas, a maioria civis, segundo as autoridades do país.

Em Gaza, os contra-ataques israelenses já deixaram mais de 14.000 mortos, em sua maioria também civis, em meio à aprovação da trégua em 22 de novembro.

Embora as marchas em apoio aos palestinos e ao cessar-fogo tenham tomado conta de todo o mundo — incluindo na Espanha —, o vídeo viral é associado falsamente ao conflito.

Uma busca reversa pela imagem levou a uma gravação semelhante da Radiotelevisión Española (RTVE). Uma pesquisa por palavras-chave permitiu à AFP chegar a uma sequência idêntica à que agora é compartilhada fora de contexto.

“Centenas de milhares de pessoas se manifestam contra a anistia em toda a Espanha: ‘Não vamos nos calar’”, indica a postagem da emissora pública espanhola em uma publicação compartilhando o vídeo no X, em 12 de novembro de 2023.

Naquele dia, o fotógrafo da AFP Oscar del Pozo registrou imagens semelhantes na praça Puerta del Sol, em Madri.

Image
Manifestante segura bandeira da Espanha durante protesto contra o projeto de anistia para os separatistas da Catalunha na praça Puerta del Sol, em Madri, em 12 de novembro de 2023 ( AFP / OSCAR DEL POZO)
Image
Protesto contra o projeto de anistia aos separatistas catalães na praça Puerta del Sol, em Madri, em 12 de novembro de 2023 ( AFP / OSCAR DEL POZO)

 

 

Dezenas de milhares de espanhóis se manifestaram por todo o país após o governo propor uma anistia aos separatistas da Catalunha pela declaração de independência fracassada em 2017.

Sánchez apresentou o polêmico projeto a fim de obter apoio para seu novo governo, reeleito no último 16 de novembro, em meio a disputas políticas no país. Em resposta, manifestantes se reuniram em Madri e protestaram contra o projeto de lei por mais de uma semana.

Sobre o conflito no Oriente Médio, o primeiro-ministro espanhol fez uma declaração pública, em 15 de novembro de 2023, cobrando para que “parassem de matar indiscriminadamente os palestinos” em Gaza.

“Exigimos o cessar-fogo imediato por parte de Israel em Gaza e o estrito cumprimento do direito internacional humanitário, que hoje claramente não está sendo respeitado”, disse Sánchez durante um debate no parlamento.

O AFP Checamos já verificou outros conteúdos que circulam atrelados ao conflito entre Israel e o Hamas em 2023.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco