Neste vídeo, Putin falou sobre a guerra na Ucrânia, e não sobre o conflito Israel-Hamas em 2023

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não disse que os Estados Unidos “não deveriam interferir na guerra entre Israel e Palestina”, iniciada em 7 de outubro de 2023 pelo grupo islamita palestino Hamas contra Israel, porque se isso acontecer a Rússia ajudaria “abertamente a Palestina”. O vídeo, compartilhado em publicações nas redes sociais desde 9 de outubro, é de dezembro de 2022 e foi feito durante a reunião do Conselho Russo de Direitos Humanos. Na ocasião, o mandatário disse que a “ameaça de uma guerra nuclear está aumentando” no contexto da guerra na Ucrânia.

“Putin: Estou alertando que a América não deve interferir na guerra entre Israel e Palestina, se isso acontecer, ajudaremos abertamente a Palestina”, diz a legenda de publicações no Facebook, no Instagram, no Telegram e no X (antes Twitter).

O conteúdo também circula em árabe, espanhol e inglês.

A alegação é compartilhada junto a um vídeo de sete segundos, com a legenda em inglês. “Eu estou alertando a América. A Rússia poderá ajudar a Palestina e a América não poderá fazer nada”, é a frase sobreposta à sequência, em tradução para o português.

Image
Captura de tela feita em 24 de outubro de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

A sequência é compartilhada após o início dos ataques do Hamas contra Israel em 7 de outubro. Pelo menos 1.400 pessoas morreram do lado israelense, a maioria civis que foram baleados, mutilados ou queimados até a morte no primeiro dia do ataque, de acordo com autoridades de Israel.

Israel afirma que cerca de 1.500 combatentes do Hamas foram mortos em confrontos antes que seu Exército recuperasse o controle da área atacada.

Na Faixa de Gaza, mais de 7.000 pessoas foram mortas em bombardeios israelenses em represália aos ataques, segundo informou o Hamas.

A posição da Rússia sobre a guerra

O vídeo começou a circular depois que a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), liderada pelos Estados Unidos e por países europeus, denunciaram o ataque do Hamas a Israel, que incluiu lançamentos de mísseis, ataques e capturas de civis, enquanto a Rússia apelou para “um cessar-fogo imediato” às partes palestina e israelense.

Além disso, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou em 10 de outubro que a guerra entre Israel e o Hamas demonstra o “fracasso” da política norte-americana no Oriente Médio e disse que é “necessária” a criação de um Estado palestino.

O mandatário russo acusou os Estados Unidos de “monopolizar” o controle do conflito sem considerar a busca de “acordos aceitáveis para ambas as partes”.

A Rússia mantém tradicionalmente boas relações com as autoridades israelenses e palestinas, bem como com vários atores regionais, incluindo o Irã, o Egito e a Síria.

Vídeo antigo

O vídeo viralizado, no entanto, é antigo e as legendas em inglês, sobrepostas à sequência, estão incorretas.

Uma busca reversa por capturas de tela da gravação usando a ferramenta TinEye levou à versão original do vídeo publicado no canal do USA Today no YouTube em 8 de dezembro de 2022.

“O presidente russo, Vladimir Putin, disse que o arsenal nuclear da Rússia é um ‘meio de proteção’ e que a ‘ameaça [de guerra nuclear] está crescendo’, durante uma reunião com o seu Conselho de Direitos Humanos”, lê-se na descrição do vídeo.

De acordo com as legendas sobrepostas à sequência original, ao responder sobre o conflito russo-ucraniano, Putin disse: “Quanto ao risco de uma guerra nuclear, você tem razão, ele está aumentando”. E afirmou, ainda, que “em hipótese alguma a Rússia seria a primeira a usar essas armas”.

Uma comparação entre fragmentos da sequência viral e o vídeo do USA Today, de dezembro de 2022, permite observar os mesmos elementos de cena, como a gravata azul de Putin com a mesma estampa, a camisa branca e o terno azul escuro.

Além disso, o encosto da cadeira em que o presidente russo está sentado tem os mesmos detalhes nas cores marrom e dourado em ambos os vídeos.

Image
Comparação feita em 24 de outubro de 2023 entre a captura de tela do vídeo viralizado (E) e a gravação publicada pelo USA Today em 7 de dezembro de 2022 ( .)

Uma pesquisa pela frase “Conselho de Direitos Humanos”, em inglês, no site oficial do Kremlin, limitando a busca até dezembro de 2022, retornou como resultado a transcrição do discurso de Putin durante a participação na reunião em 7 de dezembro de 2022.

Em um trecho do texto, é possível ler a mesma declaração feita por Putin e publicada pelo USA Today.

Em nenhum momento do discurso ele mencionou o conflito israelense-palestino durante aquela reunião.

O AFP Checamos já verificou outros conteúdos que circulam sobre o conflito entre o grupo Hamas e Israel em 2023.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco