Vídeo de paraquedistas não é de ataque do Hamas a Israel; ele foi gravado no Egito em setembro
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 10 de outubro de 2023 às 18:56
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Oriente Médio e Norte da África, AFP Brasil
- Tradução e adaptação Paula BOIRA
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Combatentes palestinos descem de paraquedas em território de Israel”, diz o texto sobreposto ao vídeo e legendas em publicações no Instagram, no TikTok, no Kwai, no Facebook e no X (antes Twitter).
Há, ainda, postagens com mensagens similares, compartilhando a mesma sequência, com textos que indicam se tratar de “terroristas palestinos” ou “assassinos do Hamas”.
O vídeo também circula em espanhol e inglês.
Mais de 1.100 pessoas — 700 em território israelense e mais de 400 em Gaza — morreram em dois dias de guerra entre Israel e o Hamas, depois que o movimento islamita lançou uma ofensiva surpresa no território israelense.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, alertou para uma guerra “longa e difícil”, enquanto o Exército do país anunciou que havia retomado o controle do sul.
Durante a ofensiva, o Hamas publicou vídeos que mostravam combatentes com paraquedas, mas as imagens não coincidem com as compartilhadas nas postagens virais, nas quais se vê a aterrissagem de paraquedistas sobre um edifício branco com uma coluna na frente e uma bandeira no telhado.
Uma busca reversa no Google resultou em uma postagem em dueto com o autor original do conteúdo. Também foi possível identificar o autor por meio da marca d’água que aparece em postagens virais em espanhol do lado direito. A publicação original data de 24 de setembro de 2023, dias antes do ataque do Hamas.
O mesmo usuário havia publicado três dias antes outro vídeo de uma ação militar no mesmo lugar com a hashtag “Egito”.
As forças egípcias realizaram nessas datas um treinamento aéreo conjunto com a Força Aérea francesa, como informado na página oficial do porta-voz militar das Forças Armadas egípcias no último dia 21 de setembro.
Além disso, no vídeo viral é possível ver o letreiro da fachada do edifício com a inscrição “Academia Militar” e, à frente, há o escudo do centro militar egípicio no Cairo. Esses detalhes coincidem com as imagens da Academia Militar do Egito publicadas no Google Maps.
Outras alegações sobre o conflito entre Israel e o Hamas foram verificadas pelo AFP Checamos.