Trailer de videogame circula falsamente atrelado à criação de “mulher artificial” na China
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 3 de maio de 2023 às 22:40
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Mulher artificial fabricada na China, foi ja lançada no mercado local. A carne do corpo é feita de material 100% Fanta Flesh com partes de Silicone.Com uma única carga ela funciona por 72 horas sem interrupção.Não há necessidade de comer.O preço de mercado está por volta de *R$ 200.000,00* + impostos.Ela, o robô, é chamada de ‘HOORI’.”, diz a legenda de uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Twitter, no TikTok, no Kwai, no Helo e em sites.
No vídeo, a suposta mulher artificial aparece sentada em uma cadeira e diz, em inglês, que seu nome é Chloe. Ela se apresenta como uma assistente pessoal que cuida de tarefas diárias, enquanto a voz ao fundo questiona, de forma retórica, se ela é uma “androide”, ou seja, imita movimentos humanos.
O conteúdo, que circula também em espanhol, inglês e francês, surgiu nas redes em meio às notícias (1, 2, 3) de que a China teria colocado no ar um telejornal com uma apresentadora criada por inteligência artificial. O vídeo viral, porém, não é mais uma prova do avanço dessa tecnologia no país: ele é, na verdade, uma peça promocional de um videogame.
Por meio de uma busca reversa por capturas de tela da sequência usando a ferramenta InVid-WeVerify* chegou-se à sequência original, com duração maior, publicada em 23 de maio de 2018 no canal oficial da PlayStation, empresa da indústria de videogames.
A mulher retratada no vídeo é uma personagem de “Detroit: Become Human”. O jogo eletrônico, desenvolvido pela Quantic Dream, tem como enredo um futuro distópico onde robôs e humanos disputam espaço na sociedade.
O AFP Checamos não encontrou registros na imprensa de que a China teria lançado um robô similar ao citado nas publicações.
A peça desinformativa já foi checada pela AFP, em inglês, em julho de 2021. À época, usuários alegavam que os Estados Unidos havia lançado um novo robô biônico.
Este conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos e pela Agência Lupa.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.