A Galeria Nacional em Londres não deixará de expor uma obra por ter uma figura parecida com Putin

O quadro “O Casal Arnolfini”, do pintor flamengo Jan Van Eyck, é parte da exposição permanente da Galeria Nacional em Londres. Desde pelo menos 30 de março de 2023, circulam nas redes sociais mensagens em diversos idiomas assegurando que a instituição retirou ou pretende retirar a obra de exibição pela semelhança do homem retratado com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. No entanto, até 24 de abril a pintura segue em exibição na sala de número 28 da galeria britânica, e suas autoridades confirmaram à AFP que não há intenção de removê-la.

“Isto já ultrapassou todos os limites do ridículo. ‘'Galeria de Londres removerá uma pintura de Van Eyck de 1434.’ Razão invocada? a personagem masculina ‘assemelha-se a Vladimir Putin’", garante uma publicação no Facebook. O conteúdo circula também em mensagens publicadas no Twitter.

Publicações semelhantes foram compartilhadas também em espanhol, em italiano, em inglês e em francês.

Image
Captura de tela feita em 27 de abril de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

As publicações são acompanhadas de uma imagem do famoso quadro de Jan Van Eyck, e algumas incluem uma flecha rosa que aponta para o rosto de Giovanni Arnolfini.

“O Casal Arnolfini” foi pintado em 1934. Ainda que existam algumas controvérsias a respeito do quadro, existe consenso de que o personagem masculino é o comerciante italiano radicado em Bruges Giovanni di Nicolao di Arnolfini.

No site da Galeria Nacional de Londres existe uma seção dedicada a essa obra, que inclui detalhes técnicos e históricos. Lá é detalhado que a peça se encontra na sala de número 28 do museu.

Sem planos de remover a obra

A sala 28 foi fechada em 11 de abril de 2023 para reparos, mas reabriu poucos dias depois.

O departamento de imprensa da National Gallery de Londres confirmou à AFP que, naquele período, "o retrato de Arnolfini não foi transferido".

Uma jornalista da AFP visitou a galeria em 18 de abril e fotografou o retrato exposto.

Image
“O casal Arnolfini” exposto na Galeria Nacional de Londres em 18 de abril de 2023, cortesia de Juliette Montesse à AFP ( .)

O departamento de imprensa da galeria, além disso, assegurou à AFP que “não está previsto retirar esse quadro de exibição”. Sobre as supostas queixas que, segundo as publicações virais, teriam motivado a decisão, assinalaram que “não houve queixas das quais soubemos”.

Desinformação de um site russo

Mediante uma busca avançada no Google utilizando as palavras-chave “galeria + Londres + retrato + Putin” em russo, a AFP encontrou a origem da desinformação no site RIA FAN com data de 30 de março de 2023. O artigo não menciona nenhuma fonte oficial e somente diz que “a informação relevante apareceu na quarta-feira, 30 de março”.

Em 13 de abril de 2023, a União Europeia incluiu a RIA FAN em sua lista de entidades sujeitas a sanções por “ações que minam ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia”.

“Esta agência de notícias está difundindo propaganda pró-governamental e desinformação sobre a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia”, declarou a UE em um comunicado.

A invasão russa da Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022, foi marcada por uma onda de desinformação. A AFP já verificou diversas afirmações relacionadas ao conflito.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco