Vídeo de político português chamando Lula de "bandido" não foi feito durante a visita presidencial

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 27 de abril de 2023 às 23:49
  • 1 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Um vídeo no qual um político português trata o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “bandido” foi visualizado mais de 335 mil vezes nas redes sociais, desde 20 de abril de 2023, com a alegação de que a ofensa foi feita no contexto da viagem do mandatário a Portugal. Mas apesar de o petista ter sido alvo de protestos no país europeu em sua visita, a gravação foi feita em janeiro.

“Assistam como Lula foi reconhecido ontem em uma convenção em Portugal”, diz o texto sobreposto a um vídeo compartilhado no TikTok, no Kwai e no Facebook.

Image
Captura de tela feita em 27 de abril de 2023 de uma publicação no TikTok

A gravação na qual se vê um político português chamando Lula de “bandido” começou a circular na véspera da chegada do presidente a Portugal, em 21 de abril de 2023.

Na visita oficial, o mandatário foi alvo de protestos por parte de dez deputados da extrema-direita portuguesa durante um discurso no parlamento em 25 de abril.

Entretanto, o vídeo viralizado nas redes não foi feito no contexto dessa viagem presidencial.

No lado esquerdo das imagens, lê-se a inscrição “5ª Convenção Nacional Chega”, nome do partido de extrema-direita de Portugal.

Uma busca no Google por esse evento partidário levou a um vídeo mais longo, publicado em 27 de janeiro de 2023. Nele, é possível conferir a mesma fala do deputado português André Ventura (Chega).

Image
Captura de tela feita em 27 de abril de 2023 de uma publicação no YouTube

Esse conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos e pelo Uol Confere.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco