Imagem de papa Francisco de casaco foi gerada por meio de inteligência artificial

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 29 de março de 2023 às 22:31
  • Atualizado em 26 de abril de 2024 às 21:14
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Estados Unidos, AFP Brasil
Uma imagem do papa Francisco vestindo um grande casaco branco tomou as redes sociais em março de 2023, com usuários, de um lado, elogiando seu suposto novo estilo, e de outro, criticando a postura considerada inadequada para o pontífice. Mas a imagem não é autêntica, exibindo sinais clássicos de manipulação por meio de inteligência artificial. Especialistas do Vaticano disseram à AFP que o casaco na foto não está em conformidade com o traje papal.

“VEJA: papa Francisco divide opiniões entre cristãos após aparecer com look fashion. Serviu?”, dizem publicações no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Em comentários, usuários criticaram o papa Francisco por uma suposta orientação política, chegando a acusá-lo de falso profeta: “ELE É DE ESQUERDA. PRÁ MIM É OUTRO IGUAL O NINE. ALIÁS, JÁ DISSERAM QUE ELE É O FALSO PROFETA DO APOCALIPSE”.

Outros questionaram o uso de roupas luxuosas: “Roupa de grife, trono de ouro, biblioteca de Alexandria, maior genocídio da história do planeta....ai pede pra gente rezar por quem tem fome...nojo é a única coisa que eu sinto…”.

A imagem circulou em diversos outros idiomas, como o inglês.

Image
Captura de tela feita em 29 de março de 2023 de uma publicação no Twitter (.)

A imagem do papa —  supostamente inspirada em marcas como Balenciaga – chamou a atenção de milhares de usuários nas redes sociais, muitos acreditando ser real.

Mas Edmondo Lilli, porta-voz do serviço fotográfico do Vaticano, confirmou à AFP que a imagem é falsa.

Lilli disse por e-mail em 28 de março que o guarda-roupa formal do papa consiste em “uma batina branca com mozeta e faixa, também brancas. O adorno na cabeça, chamado solidéu, também é branco. Por cima, o papa usa a cruz peitoral”.

Imagens geradas por inteligência artificial

A imagem do pontífice de casaco é mais um resultado de manipulações com inteligência artificial.

Ferramentas de inteligência artificial desenvolvidas recentemente, como Midjourney, DALL-E, Craiyon ou Stable Diffusion, podem gerar um número infinito de imagens com base em enormes bancos de dados. Como resultado, suas criações retratando figuras públicas têm se popularizado e se tornado cada vez mais críveis online.

Uma busca reversa pela imagem viral não levou a nenhuma correspondência em fontes confiáveis. A AFP, no entanto, encontrou imagens semelhantes no programa de inteligência artificial Midjourney, e variações com o papa usando calças da Adidas ou botas de arco-íris.  

Image
Exemplos de imagens de IA do papa Francisco geradas no Midjourney são vistos em uma captura de tela de 27 de março de 2023 (.)
Image
Exemplos de imagens de IA do papa Francisco geradas no Midjourney são vistos em uma captura de tela de 27 de março de 2023 (.)

Detalhes distorcidos e borrados na imagem viral também indicam que essa não é uma foto real, de acordo com especialistas.

A pele demasiadamente lisa e objetos com características estranhas podem ser sinais de manipulação de IA, disse Del Walker, artista sênior de personagens da desenvolvedora de videogames Naughty Dog. Mas isso “pode ser melhorado em futuras atualizações de IA ou facilmente editados em software de edição de imagens”, acrescentou.

O grande casaco branco “definitivamente não é” uma roupa papal, disse Massimo Faggioli, professor de Teologia Histórica na Universidade Villanova, na Pensilvânia, e especialista em papado.

O colaborador do Serviço de Notícias Religiosas Thomas Reese disse que o papa geralmente é fotografado apenas com sua batina branca: “Não acho que Francisco se importaria tanto, mas sua equipe sim”.

Reese, no entanto, observou que o papa João Paulo II já foi fotografado em trajes de esqui.

Renee DiResta, do Observatório da Internet de Stanford, disse à AFP: “Estamos em um ponto de inflexão tecnológico interessante, onde imagens realistas geradas por IA de qualquer coisa – incluindo pessoas – são cada vez mais fáceis de se criar por qualquer pessoa”.

Ela ressaltou, ainda, que a educação midiática será necessária para ajudar o público a lembrar que “deve ser cético em relação a imagens sensacionalistas compartilhadas por contas que não conhecem”.

Referências

Atualiza metadados
26 de abril de 2024 Atualiza metadados

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco