Vídeo de onça próxima a turistas em uma trilha não foi feito em Ilha Grande, mas na Costa Rica
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 29 de março de 2023 às 17:48
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Caminho para a Cachoeira da Feiticeira - Ilha Grande RJ”, diz a legenda de uma das publicações compartilhadas no Twitter, no Facebook, no Kwai e no Helo.
No vídeo, vê-se um grupo de pessoas, que inclui duas crianças, caminhando em uma trilha situada em local de vegetação que se assemelha à de florestas tropicais. Em um determinado trecho da caminhada, o grupo é surpreendido por uma onça-parda. A espécie vive por todo continente americano, incluindo o Brasil.
As imagens circulam com a alegação de que o encontro teria ocorrido no “caminho para a Cachoeira da Feiticeira”, em Ilha Grande, onde foi registrada por vídeo, em novembro de 2022, a presença de uma onça-parda pela primeira vez na história desse parque estadual.
No entanto, o vídeo viralizado não foi gravado no arquipélago.
Trilha na Costa Rica
Em uma das publicações virais, um usuário comentou que o registro associado à Ilha Grande é “antigo” e que teria sido feito “na Costa Rica ou Belize”.
Uma busca pelos termos, em espanhol, “onça”, “turistas” e “Costa Rica” levou a um artigo, publicado em 5 de agosto de 2022, sobre uma família que cruzou com uma onça-parda no Parque Nacional Corcovado, situado na Costa Rica.
Este artigo compartilha a mesma sequência viralizada, mas com um texto sobreposto no qual se lê, em espanhol: “Vídeo de quando uma família cruza o caminho de uma onça-parda”.
Nessa versão é possível ouvir um homem que recomenda, em espanhol: “Não se agache, não se agache. Pare, pare!”. A recomendação, contudo, foi eliminada da versão viral que circula no Brasil.
A mesma filmagem compartilhada no artigo foi publicada, em 4 de agosto de 2022, em um perfil no TikTok de um guia de turismo da Costa Rica, especialmente do Parque Nacional Corcovado.
Em seguida, o mesmo guia publicou um novo vídeo no qual afirma conhecer o local do ocorrido e o profissional que acompanhava a família espanhola que cruzou com o animal.
Uma pesquisa no Google pelos termos “onça” e “Ilha Grande” resultou em uma matéria da TV Brasil que esclarece que o vídeo viralizado nas redes sociais associado à Ilha Grande não foi gravado no Brasil, e sim na Costa Rica.
Procurado pela AFP, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que administra o Parque da Ilha Grande, negou que o vídeo viralizado tenha sido filmado no arquipélago fluminense.
Esse conteúdo também foi verificado pelo Fato ou Fake.