Vídeo de presos mortos em presídio de Manaus em 2017 circula associado a Rio Grande Norte
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 31 de março de 2023 às 00:28
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Situação no Rio Grande do Norte continua tensa. As facções cobram da governadora petista, Fátima Bezerra os acordos feitos na época da eleição para apoiar ela e o Lula. Como não cumpriu, o resultado é esse. Mais pessoas vão morrer e mais ônibus serão incendiados. Fazer acordos com o diabo, o resultado é esse. FAZUÉLI CARAI!!!”, diz a legenda de uma das publicações compartilhadas no Facebook e no Twitter.
Desde 14 de março de 2023, o Rio Grande do Norte vive uma crise de segurança pública com ataques orquestrados por facções criminosas que reivindicam melhoria das condições do sistema carcerário estadual.
Em meio à onda de violência no estado governado por Fátima Bezerra (PT), foram registrados ataques a tiros e incêndios contra prédios públicos, veículos e estabelecimentos comerciais.
Nesse contexto, um vídeo no qual se vê dezenas de corpos estirados na quadra de um presídio foi compartilhado nas redes sociais com a alegação de que a cena teria ocorrido no Rio Grande do Norte. Mas a gravação não foi feita no estado do Nordeste.
Cena foi gravada em Manaus, em 2017
Uma busca reversa feita por um fragmento do vídeo viral levou a uma foto da mesma cena publicada em janeiro de 2017 em um blog com a legenda “Manaus-Amazonas-Brasil”.
Uma pesquisa no Google pelos termos "Manaus”, “rebelião”, “presídio” e “janeiro 2017" resultou em notícias (1, 2, 3) sobre uma rebelião ocorrida no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, em janeiro de 2017.
Na ocasião, houve confrontos entre facções rivais que atuam no tráfico de drogas no estado do Amazonas, que resultaram na morte de 56 detentos.
Em uma dessas matérias, há uma galeria de fotos da rebelião. Em uma delas aparece uma captura de uma gravação com os mesmos corpos enfileirados vistos no vídeo viral.
Advertência sobre o conteúdo
Aos 47 segundos do vídeo viral, vê-se uma bandeira branca com a inscrição em vermelho “F.D.A. Família do Norte”, que é uma facção criminosa do Amazonas.
Além disso, na seguinte imagem aérea do Complexo Penitenciário Anísio Jobim também se vê a mesma quadra que aparece no vídeo:
Esse conteúdo também foi verificado pela Agência Lupa e pelo Aos Fatos.