O g1 não noticiou que o governo da Bahia criou “mascote trans” para campanha de vacinação

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 8 de março de 2023 às 20:33
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O portal g1 não publicou uma notícia afirmando que o governo da Bahia criou uma “mascote trans” para incentivar a vacinação de pessoas LGBTQIA+, ao contrário do que alegam publicações compartilhadas centenas de vezes nas redes sociais desde 6 de março de 2023. A manchete não consta no site do portal e a imagem que ilustra a suposta matéria foi adulterada. Na foto original, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), estava ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do deputado Adolfo Menezes em uma feira de saúde.

“‘Zé Gatinha’, governador da Bahia apresenta mascote Trans para incentivar vacinação do público LGBTQIAP+”, diz o título de uma matéria que apresenta elementos visuais do portal de notícias g1 e que circula no Facebook, no Instagram, no Kwai, no TikTok e no YouTube.

O texto continua: “A novidade foi divulgada durante o lançamento do Programa Vacina Bahia, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT)”.

O conteúdo começou a ser compartilhado depois que o governador Jerônimo Rodrigues apresentou uma versão negra da mascote Maria Gotinha, como parte de uma ação afirmativa promovida pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Image
Captura de tela feita em 7 de março de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

A manchete viral sobre o anúncio de uma mascote trans, no entanto, não consta nos registros do site g1 nem há qualquer notícia sobre a “Zé Gatinha” no site oficial do governo da Bahia.

Quando comparada com matérias que, de fato, foram publicadas pelo g1, a imagem apresenta indícios de ser falsa, como a ausência de data e horário de publicação e a abreviação “g1 BA” no lugar de “g1 Bahia”.

Image
Comparação feita em 8 de março de 2023 entre uma publicação no Facebook (E) e uma matéria do portal g1 ( .)

A imagem que ilustra a suposta matéria também foi adulterada.

Por meio de uma busca reversa no Google, o AFP Checamos localizou a imagem original, que foi registrada em uma feira de saúde na cidade de Campo Formoso e mostra Rodrigues escovando a réplica de uma arcada dentária.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o deputado Adolfo Menezes, que estavam na foto original, foram substituídos digitalmente por uma versão feminina do Zé Gotinha. A mão do governador também foi modificada.

Image
Comparação feita em 8 de março de 2023 entre uma publicação no site do governo da Bahia (E) e uma publicação no Facebook ( .)

Além disso, a mascote que aparece na capa não se chama Zé Gatinha, e sim Maria Gotinha.

A personagem faz parte da família do Zé Gotinha, mascote criado em 1986 para estimular a vacinação infantil. Essa versão da Maria Gotinha foi encontrada por meio de uma busca reversa em um registro de 2013 na Wikipédia e em publicações com data de 2013 e 2018 no site da prefeitura de Porto Alegre.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco