Lula não mandou idosos andarem a pé devido à taxação de combustíveis; ele estimulava esporte
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 9 de março de 2023 às 18:24
- Atualizado em 9 de março de 2023 às 20:10
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
"Recado do Molusco para os velhotes... Quer reclamar do retorno da cobrança de impostos no combustível!!! Vai a pé!!!", diz uma das publicações compartilhadas no Twitter, no Facebook e no TikTok.
O vídeo viralizou após o governo federal anunciar, em 27 de fevereiro de 2023, o fim do corte de impostos sobre gasolina e etanol. No entanto, a fala de Lula não ocorreu nesse contexto.
Uma busca reversa por um fragmento do vídeo levou a uma fotografia do presidente utilizando a mesma roupa e no mesmo cenário em uma reportagem do G1, publicada em 27 de setembro de 2022, o que permitiu que fosse identificado o evento do qual ele participou.
Uma pesquisa no Google pelo nome do evento (“Grupo Esfera Brasil”) e filtrando os resultados pela data citada no texto resultou em um vídeo, transmitido ao vivo pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no YouTube na mesma data.
Na gravação, vê-se o mesmo trecho das publicações virais, mas em seu contexto original.
Com 1 hora, 23 minutos e 55 segundos de transmissão, Lula critica não haver nas cidades espaços abertos para que a sociedade possa ocupar, seja por medo da violência ou porque não há incentivo. Ele acrescenta que gostaria de servir como exemplo, ao aparecer na televisão andando para que pessoas na idade dele também caminhassem.
Em seguida, faz a afirmação viralizada: “Como é que a gente vai fazer essas pessoas de terceira idade tirar a bunda do sofá e andar um pouco a pé? Deixar de ver televisão, deixar de ver bobagem na televisão, e falar pro cara ‘vai comprar pão? vai a pé! Pega a tua esposa pela mão e vai andar meia hora a pé. Vai fazer qualquer coisa’. Mas não há estímulo, não há espaço”.
Ele conclui o raciocínio observando que muitas pessoas correm em vias dividindo espaço com veículos e respirando gás carbônico, mesmo sendo perigoso à saúde e à integridade, porque não há onde praticar o exercício. “Se não tiver espaços, não tem a prática de esporte que sonhamos”, finaliza.
Em seu discurso, Lula debatia propostas de campanha e sequer havia sido eleito. O fim do corte dos impostos federais sobre gasolina e etanol foi anunciado por seu governo cinco meses após o encontro com o setor do esporte, não tendo, portanto, qualquer ligação com a fala anterior.
Esse texto faz parte do Projeto Comprova. Participaram jornalistas do AFP Checamos, do Correio Braziliense e do Estadão. O material foi adaptado pelo AFP Checamos.
9 de março de 2023 Corrige erro de grafia no título