Arte digital é falsamente difundida como desfile satânico na semana de moda de Nova York
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 27 de fevereiro de 2023 às 17:25
- Atualizado em 26 de abril de 2024 às 21:18
- 3 minutos de leitura
- Por Nahiara S. ALONSO, AFP Estados Unidos, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Satanás liberou seus demônios mesmo, hein?! A melhor coisa que eu fiz foi sair desse meio. Semana de moda em NY”, diz uma mensagem compartilhada no Twitter, ilustrada com as imagens.
Publicações similares circulam no Facebook, no Instagram, no Telegram e também em espanhol.
A semana de moda de Nova York ou New York Fashion Week (NYFW) é um dos eventos de moda mais importantes do mundo e acontece duas vezes ao ano, em fevereiro e setembro, onde são apresentadas as tendências de primavera/verão e outono/inverno.
Imagens digitais
Uma busca reversa pelas imagens viralizadas no Google levou ao nome do artista e designer gráfico Rob Sheridan. Em sua conta no Instagram, Sheridan compartilhou as fotos com a seguinte legenda: “‘Valentine of the Flesh’ foi a música-tema do show de estreia do Satan no #NYFW hoje à noite, mostrando seu alcance como designer e deslumbrando os críticos com um toque floral inesperadamente divertido em seu estilo característico de mortos-vivos eternamente atormentados, prisioneiros do inferno (...)”.
O designer gráfico ainda acrescentou as hashtags “synthography”, “aihorror” e “aiart”, referindo-se ao fato de a arte ser gerada por meio de inteligência artificial. “Já vi meu trabalho ser divulgado por pessoas que afirmam que é real. Realmente está ficando fora de controle, até a Iglesia de Satán emitiu um esclarecimento negando”, disse Sheridan à AFP.
Suas imagens, disse, são geradas por meio de uma IA “treinada em bilhões de imagens”. “Como há muitas fotos tiradas em passarelas de desfiles de moda, o insight da IA foi perfeito para colocar esses conceitos fantásticos em cenários de desfiles de moda realistas”, assinalou.
Após esse primeiro passo, o artista utiliza o programa Photoshop em suas obras: “São criações totalmente digitais, feitas por meio de uma cadeia de processos digitais que se resumem no termo ‘sintografia’”.
Sheridan insistiu que seu trabalho não é baseado em fotos específicas. “Esse conjunto em particular foi criado usando IA para mesclar e remixar filmagens anteriores baseadas em IA que eu havia feito, transformando meus conceitos anteriores mais abstratos da moda de horror do corpo demoníaco em interpretações mais realistas”, comentou.
A AFP revisou as fotografias dos eventos da semana de moda, publicadas pela agência e em imagens do Getty, e elas não mostram nenhuma das modelos desfilando com os referidos trajes. Também não aparecem na página oficial do evento, onde é possível conferir os desfiles e as coleções apresentadas em fevereiro.
A organização do NYFW afirmou à AFP que essas imagens “não vieram de nenhum designer que tenha sido exibido no NYFW”.
Projeto pessoal do artista
Sheridan garantiu que se trata de um projeto pessoal que “não é associado ao NYFW”. “Faz parte de uma série de projetos de arte que vim realizando durante o último ano e que exploram a inteligência artificial como um elemento colaborativo na narração de histórias de realidade alternativa”, pontuou.
O designer gráfico explicou à AFP que nunca tentou enganar ninguém, buscando fazer crer que eram fotos reais. “Mas isso nunca impedirá golpistas e propagandistas de pegar meu trabalho e usá-lo para seus próprios propósitos enganosos”, acrescentou.
“O fato de as pessoas simplesmente escolherem acreditar que essa arte digital é real e que é uma evidência de atividade satânica real é um triste testemunho de como precisamos desesperadamente ensinar alfabetização midiática. As pessoas precisam aplicar um pensamento mais crítico ao que veem online”, concluiu Sheridan.
Atualiza metadados26 de abril de 2024 Atualiza metadados