
Vídeo em que Joe Biden fala sobre a possibilidade de visitas extraterrestres é uma montagem
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 23 de fevereiro de 2023 às 18:24
- Atualizado em 29 de abril de 2024 às 21:03
- 4 minutos de leitura
- Por Nahiara S. ALONSO, AFP Estados Unidos, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Joe Biden acaba de fazer um pronunciamento e afirma que objeto abatido é de origem extraterrestre! Deus nos proteja!”, diz a legenda de um dos conteúdos compartilhados no TikTok. O vídeo circula também no Facebook, no Twitter e no Kwai.
A sequência também foi compartilhada em espanhol, francês e alemão.

No vídeo, Biden supostamente declara em inglês: “Senhoras e senhores, como comandante das Forças Armadas dos Estados Unidos, estou aqui hoje para informá-los que um número de objetos voadores não identificados apareceram em muitas áreas do nosso país (...). O FBI me informou que é muito provável que se trate de visitantes de natureza extraterrestre. Aconselho ao povo norte-americano a não entrar em pânico e esperar mais anúncios. Enfrentaremos esta ameaça com confiança e vigilância. Que Deus nos proteja”.
O conteúdo circula depois que os Estados Unidos derrubaram um suposto balão espião chinês e três objetos aéreos em pouco mais de uma semana, no último 12 de fevereiro.
Vídeo alterado
Especialistas ouvidos pela AFP concordaram que a sequência foi manipulada. “O vídeo de Biden tem uma resolução e qualidade bastante baixas; creio que seja um vídeo/áudio manipulado”, explicou Hany Farid, especialista em análise forense digital e professor da Universidade da Califórnia em Berkeley.
Farid afirmou que “é difícil dizer como foram criadas” as imagens, mas que “parece ser um deep fake”, ou seja, um vídeo manipulado com inteligência artificial. “A maior pista para mim é a dessincronização do discurso de Biden com seus gestos usando as mãos”, acrescentou.
Seu colega Matyáš Boháček, especializado em desinformação e perito forense digital dos meios de comunicação, fez uma análise do vídeo com a metodologia de um estudo intitulado “Protegendo líderes mundiais contra deep fakes usando padrões faciais, gestuais e vocais”, que é baseado em técnicas de reconhecimento de identidade, como ciência forense facial e gestual. Os resultados mostraram “com muita certeza que o vídeo é falso”, comentaram os autores do estudo à AFP.
“O modelo não assinala características específicas, e sim revela que o som da voz de Biden e a forma como Biden move a cabeça e a parte superior de seu corpo são inconsistentes com a sua voz e movimentos típicos”, disse Farid.
Com este método, explicam, aprendem o modelo de comportamento de como Biden fala e se move, e a partir daí detectam desvios. “Neste caso, o vídeo é inequivocamente inconsistente com Biden”, acrescentou.
Siwei Lyu, professor do Departamento de Ciências da Computação e Engenharia da Universidade Estadual de Nova York, analisou o vídeo com um método baseado em algoritmos de detecção de falsificações e “treinado em uma grande quantidade de diferentes tipos conhecidos de vídeos ‘deep fake’”.
“O resultado da análise indica que o vídeo é um ‘deep fake’ com uma probabilidade de 76% e sugere especificamente que pode ser criado por meio de sincronização labial”, comentou Lyu à AFP.
O especialista assinalou que traços de formatos labiais desalinhados podem ser observados no vídeo, “provavelmente como resultado de dentes mal gerados, que é um sinal revelador desse tipo de manipulação”.
Uma busca reversa no Google revelou que as imagens do vídeo correspondem a um discurso feito por Biden em 9 de novembro de 2022 sobre os resultados das eleições de meio mandato.
Aos 4 minutos e 31 segundos da sequência original, Biden faz o mesmo movimento de sua mão esquerda visto no vídeo viral. Outros elementos como a ordem das bandeiras, o escudo no púlpito e o alfinete na lapela de seu terno também coincidem.

Farid confirmou à AFP que o vídeo manipulado usa como base o pronunciamento de Biden em 9 de novembro de 2022.
Não há registro dessas afirmações
Não há registro de que Biden tenha feito uma declaração semelhante ao que se ouve no vídeo viral. Uma busca nos arquivos de transcrição da Casa Branca pelas palavras “extraterrestrial nature” (natureza extraterrestre), que supostamente teriam sido ditas por Biden, não encontrou resultado em nenhum discurso do presidente dos Estados Unidos.
A pesquisa mostrou apenas um pronunciamento da porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, que em 13 de fevereiro de 2023 disse em uma coletiva de imprensa que “não há, novamente, nenhum indício de extraterrestres ou atividade extraterrestre”, referindo-se aos objetos derrubados pelos Estados Unidos.
Tampouco existem registros das declarações em ferramentas de busca como o Google ou em meios de comunicação.
A AFP contatou a Casa Branca para perguntar sobre as supostas afirmações de Biden, mas não obteve resposta até a publicação desta verificação.
O AFP Checamos já verificou outro conteúdo relacionado à derrubada de ovnis nos Estados Unidos.
Atualiza metadados29 de abril de 2024 Atualiza metadados