Vídeo vinculado a “pessoal do PT” em SC mostra, na verdade, abordagem policial a torcedores no CE
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 30 de outubro de 2022 às 19:01
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Aqui em Blumenau veio muitos ônibus do pessoal do PT, com a bandeira do PT, e acamparam lá em cima, em Cano do Progresso. Segundo informações do Exército daqui, que passou para o povo daqui, é que eles estão esperando o Lula ganhar para invadir os sítios por lá”, diz o narrador do vídeo compartilhado no Twitter e no Facebook.
O narrador continua: “Já tá começando a invasão dos sem-terra, apoiado pelo Lula”.
A gravação já foi verificada pelo AFP Checamos em abril de 2022 e voltou a circular com a afirmação vinculada a “apoiadores do PT” e “sem-terras” em meio a denúncias de que a Polícia Rodoviária Federal realizou operações sobre o transporte público de eleitores no segundo turno das eleições.
Aos 4 segundos do vídeo, é possível identificar a inscrição “BEPI COD” no uniforme de um dos policiais vistos em primeiro plano. Uma busca por esses termos no Google levou a arquivos da Polícia Militar do Ceará. As siglas significam Batalhão Especializado em Policiamento do Interior e Companhia de Operações de Divisas.
Procurada pelo Checamos em abril de 2022, a assessoria de imprensa da corporação confirmou que as imagens mostram um procedimento policial, mas não o descrito nas redes. Na verdade, explicou, a sequência retrata “uma abordagem feita a torcedores que estavam se deslocando para o último jogo de futebol que aconteceu na Arena Castelão”, em referência à final da Copa Nordeste, disputada em 3 de abril de 2022 entre o time da capital Fortaleza e o Sport Club do Recife.
Os torcedores em questão eram do Sport, e foram vistoriados e escoltados até o estádio, segundo informou a PM do Ceará. “Nada de ilícito foi encontrado”, acrescentou o órgão, que também informou tratar-se de um “procedimento preventivo de rotina”, que tem como objetivo “garantir a segurança de todos e tem como intuito evitar tumultos e confrontos entre as torcidas”.
A cor amarela e outros elementos das camisas dos torcedores são semelhantes a regatas e camisas da Torcida Jovem do Sport.
Por meio de suas contas nas redes sociais, a Torcida Jovem do Sport agradeceu em 4 de abril de 2022 à Polícia Militar do Ceará pela revista feita “com respeito” e por terem sido “posteriormente levados ao estádio”.
A foto que ilustra a publicação retrata a mesma cena vista no vídeo viralizado:
Em notícias divulgadas pela imprensa após a derrota do Sport para o Fortaleza por 1x0, é possível identificar torcedores no estádio com camisas similares.
Neste fim de semana, o AFP Checamos se uniu a outras 6 iniciativas de checagem de fatos no Brasil para verificar conjuntamente desinformação sobre as eleições. A parceria CheckBR reúne também Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa.