Imagem com “sete Alckmins” não foi divulgada pela campanha de Lula
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 27 de outubro de 2022 às 00:38
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Era tanta gente que só de Alckmin eu contei 7”, diz o texto sobreposto à imagem, que mostra o rosto do ex-governador de São Paulo multiplicado sete vezes em ato com Lula.
Nos comentários da foto, compartilhada no Instagram, Twitter e Facebook, usuários demonstram acreditar que a manipulação teria sido feita pelo PT para simular que havia mais pessoas no evento do ex-presidente: “O PT criou o fake people”, “Eles conseguem multiplicar pessoas ? Qual será a intenção?”, “Luladrão nem disfarça mais. Que horror. Fotofake”, “Repetiram uma cara conhecida de todos”, “E nas urnas? Foi montagem tbm???”.
Mas a foto compartilhada pela campanha de Lula não mostra o rosto de Alckmin multiplicado.
Buscas reversas pela imagem viral levaram a notícias de 2 de julho de 2022 sobre a participação de Lula em eventos de comemoração pela Independência da Bahia (1, 2, 3). Nelas, há a mesma foto, mas sem a suposta manipulação.
Outras reportagens usaram a foto de ilustração, indicando na legenda o contexto do ato em Salvador e a autoria, de Ricardo Stuckert, fotógrafo de Lula.
O registro também foi publicado nos sites oficiais de Lula e do Partido dos Trabalhadores (PT) e em suas contas nas redes sociais.
Estivemos em uma caminhada em Salvador com milhares de pessoas e não houve um incidente sequer, numa demonstração de que o povo brasileiro não só é democrático como gosta de manifestações democráticas.
— Lula 13 (@LulaOficial) July 2, 2022
: @ricardostuckertpic.twitter.com/xotoaFfK4T
Uma comparação entre a foto original e a que viraliza nas redes às vésperas das eleições mostra diversos elementos idênticos:
Contatada pela AFP, a assessoria do ex-presidente chamou a imagem viral de “obviamente manipulada”.