Lula não usou ponto eletrônico no primeiro debate do 2º turno, segundo imagens do evento

Copyright © AFP 2017-2023. Todos os direitos reservados.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não estava utilizando um ponto eletrônico durante o primeiro debate antes do segundo turno das eleições de 2022, realizado em 16 de outubro. Em um vídeo, compartilhado mais de 3 mil vezes em redes sociais no dia seguinte ao evento, uma pessoa faz essa alegação e mostra, como prova, um formato oval visto no ouvido do ex-mandatário. No entanto, uma análise de imagens de Lula durante o debate e em outras ocasiões mostrou que a protuberância destacada é parte de sua orelha. O canal que transmitiu o debate também desmentiu a alegação.

“Alguém mais reparou que o Lula tava usando PONTO ELETRÔNICO?”, afirmam publicações compartilhadas no Twitter , Facebook e Kwai, junto à sequência.

Captura de tela feita em 17 de outubro de 2022 de uma publicação no Twitter

O vídeo compartilhado pelos usuários mostra um homem assistindo ao primeiro debate do segundo turno das eleições presidenciais, promovido pela Band TV, Folha de S.Paulo, TV Cultura e UOL.

Na gravação, a pessoa questiona se o petista estaria utilizando o dispositivo de áudio, que poderia permitir o envio de instruções ao candidato. Quando a câmera capta Lula de lado, a pessoa afirma que, de fato, é possível ver o suposto ponto eletrônico.

À AFP, a assessoria da Band desmentiu a alegação. De acordo com a emissora, nenhum dos candidatos fez uso de ponto eletrônico na ocasião, já que seu uso não é permitido pelas regras do debate.

De fato, uma análise dos registros fotográficos feitos pela AFP (1, 2, 3) durante o programa, usando a funcionalidade “lupa” da ferramenta InVID-WeVerify, não mostra a presença do ponto eletrônico, mas de uma protuberância na orelha do candidato.

Aplicação da funcionalidade “lupa” da ferramenta InVID-WeVerify sobre uma foto da AFP feita durante o debate de 16 de outubro de 2022

A mesma protuberância aparece em diversas outras fotos de Lula, feitas em dias anteriores e em diferentes eventos (1, 2, 3).

Candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), discursa em evento em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 9 de outubro de 2022 ( AFP / DOUGLAS MAGNO)
Eleições 2022