Lula não usou ponto eletrônico no primeiro debate do 2º turno, segundo imagens do evento
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 18 de outubro de 2022 às 00:33
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Alguém mais reparou que o Lula tava usando PONTO ELETRÔNICO?”, afirmam publicações compartilhadas no Twitter , Facebook e Kwai, junto à sequência.
O vídeo compartilhado pelos usuários mostra um homem assistindo ao primeiro debate do segundo turno das eleições presidenciais, promovido pela Band TV, Folha de S.Paulo, TV Cultura e UOL.
Na gravação, a pessoa questiona se o petista estaria utilizando o dispositivo de áudio, que poderia permitir o envio de instruções ao candidato. Quando a câmera capta Lula de lado, a pessoa afirma que, de fato, é possível ver o suposto ponto eletrônico.
À AFP, a assessoria da Band desmentiu a alegação. De acordo com a emissora, nenhum dos candidatos fez uso de ponto eletrônico na ocasião, já que seu uso não é permitido pelas regras do debate.
De fato, uma análise dos registros fotográficos feitos pela AFP (1, 2, 3) durante o programa, usando a funcionalidade “lupa” da ferramenta InVID-WeVerify, não mostra a presença do ponto eletrônico, mas de uma protuberância na orelha do candidato.
A mesma protuberância aparece em diversas outras fotos de Lula, feitas em dias anteriores e em diferentes eventos (1, 2, 3).