É uma montagem a “notícia” do portal g1 com declaração de Lula sobre empréstimos à Venezuela

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 27 de setembro de 2022 às 01:00
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O site de notícias g1 não noticiou uma suposta declaração de Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), sobre empréstimos à Venezuela. Uma captura de tela que simula uma matéria do portal foi compartilhada mais de 300 vezes nas redes sociais desde 17 de setembro de 2022. No entanto, além de a imagem ter sinais de manipulação, o conteúdo não consta no site, tampouco o nome do jornalista que o teria escrito. À AFP, a assessoria do g1 disse que a suposta notícia é falsa. Já a assessoria de Lula afirmou que ele “nunca fez essa declaração”.

“Lula: ‘A Venezuela não precisa de críticas do Presidente do Brasil, e sim de financiamentos e empréstimos’”, diz o texto de uma captura de tela compartilhada no Facebook, Instagram e Twitter.

Image
Captura de tela feita em 23 de setembro de 2022 de uma publicação no Facebook ( .)

A suposta notícia da declaração do presidenciável sobre uma ajuda financeira à Venezuela circula a poucos dias do primeiro turno das eleições, nas quais o político do PT aparece como favorito nas pesquisas.

No entanto, uma busca pelos termos “Lula” e “a Venezuela não precisa de críticas” no site do g1 não levou a qualquer notícia com o título que aparece nas imagens virais.

Além disso, a captura de tela viralizada tem elementos que indicam uma manipulação: na tarja vermelha de “Economia” faltam o ícone do site e uma lupa usada para buscas.

Image
Comparação feita em 26 de setembro de 2022 entre uma notícia publicada pelo g1 (E) e a captura de tela de uma publicação no Facebook

O nome do jornalista que assina a suposta matéria, “José da Silva”, tampouco consta na lista de pessoas que integram a equipe de jornalismo do portal.

Na captura de tela viral, lê-se, no que seria o primeiro parágrafo da notícia, que Lula fez a declaração em favor da Venezuela em um ato de campanha realizado no dia 15 de setembro de 2022 em Santo André (SP).

Entretanto, a agenda do presidenciável neste dia mostra que ele não esteve nesta cidade (1, 2), mas em Montes Claros, no estado de Minas Gerais, onde participou de um comício com transmissão ao vivo. A AFP assistiu a íntegra da transmissão e constatou que o candidato não mencionou a Venezuela no evento.

Uma pesquisa no Google pelos termos “Lula” e “Santo André” não leva a qualquer evento eleitoral do presidenciável à cidade.

Em buscas realizadas em 26 de setembro de 2022, tampouco foram encontrados registros da suposta declaração em outros veículos de imprensa ou na conta de Lula no Twitter e no Facebook.

À AFP, o portal de notícias afirmou que “a suposta notícia nunca foi publicada pelo g1. É falsa”.

Procurada pela AFP, a assessoria do ex-presidente Lula informou que a única cidade em que Lula esteve no dia 15 de setembro foi Montes Claros, que ele não visitou Santo André durante a campanha eleitoral e que “nunca fez essa declaração”.

Esse conteúdo também foi verificado pela Agência Lupa, pelo Comprova e pelo Aos Fatos.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco