Vídeo de Bolsonaro cumprimentando apoiadores é de 2021 e foi gravado em São Paulo, não nos EUA
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 23 de setembro de 2022 às 20:35
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O PRESIDENTE DO BRASIL FAZENDO SUSSESSO NOS ESTADOS UNIDOS ARRASTANDO MULTIDÕES. PARABÉNS CAPITÃO BOLSONARO”, afirma uma das publicações que circulam no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok (1, 2).
No entanto, uma busca por palavras-chave mostrou que o vídeo é antigo e sem relação com os Estados Unidos.
A gravação original foi publicada pelo portal de jornalismo Poder360 em seu canal no YouTube em 7 de setembro de 2021. Na ocasião, o mandatário compareceu ao ato que ocorreu em São Paulo, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.
Segundo noticiado por jornais à época, o ato em questão foi marcado por ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e pela declaração de Bolsonaro de que não seria preso: “só Deus me tira de lá”, em referência à Presidência.
Nas imagens, é possível identificar ao fundo placas de rua características da capital paulista e uma agência da Caixa Econômica Federal, que indicam que o registro foi feito, de fato, no Brasil, e não em solo norte-americano.
Muitas publicações foram acompanhadas de provocações ao presidente norte-americano, Joe Biden, com usuários afirmando que Bolsonaro supostamente mobilizou mais pessoas do que ele em seu próprio país.
O vídeo passou a circular em perfis nas redes sociais após Bolsonaro voltar de uma viagem aos Estados Unidos, onde discursou na 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de setembro de 2022.