Gravação de protesto de 2013 na Avenida Paulista circula como se fosse na Bahia em 2022
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 23 de setembro de 2022 às 22:52
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Quem diria!!! A Bahia, curral vermelho, olha o povo tocando o terror... Brasil acordando!!! Salvador botando prá quebrar. Não passou em nenhuma televisão (nem passará). Se vc repassar pra 5 ou mais pessoas, logo logo todo o Brasil vai saber da revolta dos Brasileiros contra o pt”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook.
Outras postagens garantem, ainda, que a gravação é de 30 de agosto de 2022. O conteúdo também circula no Twitter e no Kwai.
No vídeo, é possível ouvir pessoas gritando a expressão “sem partido” (1, 2), empregada durante as manifestações conhecidas como “Jornadas de Junho”, que tiveram como estopim o aumento das tarifas dos transportes públicos e os gastos com a Copa do Mundo de 2014 em detrimento dos serviços públicos.
Além disso, na gravação, muitos dos participantes pediam que outros “abaixassem a bandeira”, em referência às bandeiras de partidos políticos, e xingavam especificamente o PT, que na época estava no comando do país com Dilma Rousseff (2011-2016).
O mesmo conteúdo havia circulado anteriormente como se retratasse um protesto em abril de 2021 e já foi verificado pela AFP.
Na época, uma busca no Google pelos termos “protesto + PT + Paulista” trouxe o mesmo vídeo publicado no YouTube em 22 de junho de 2013 e intitulado: “PT expulso da Paulista!!”. Atualmente, o vídeo encontra-se indisponível, mas é possível localizá-lo no site Wayback Machine, usado para arquivar páginas da internet.
Na descrição ainda é explicado: “Encerrando a trilogia, o clima ficou tenso na Paulista. 20/6/2013. Manifestantes e membros de partidos políticos entraram em confronto”.
Comparações com fotos publicadas naquela data permitem identificar os mesmos cartazes vistos no vídeo viralizado: