Reinaldo Azevedo não atacou Lula quando participou de programa; trechos são de 2017 e 2021

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 22 de setembro de 2022 às 17:18
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
É falso que o jornalista Reinaldo Azevedo tenha criticado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao vivo durante uma entrevista no programa O É da Coisa, da BandNews. O vídeo em questão, compartilhado mais de 90 mil vezes nas redes sociais desde 2021, e que voltou a ganhar força às vésperas das eleições de 2022, reúne dois momentos distintos do programa como se correspondessem à mesma ocasião. Um deles data de 2017, quando o jornalista, de fato, fez críticas ao ex-mandatário, e o outro de 2021, durante uma participação de Lula ao vivo.

O EX PRESIDIÁRIO Lula solto pelo STF por causa do CEP do crime de corrupção. Foi detonado pelo Jornalista Reinaldo Azevedo @reinaldoazevedo e fica sem resposta. ASSISTA”, afirmam publicações que circularam no Twitter (1, 2), Kwai, TikTok, Facebook e Instagram.

Image
Captura de tela feita em 21 de setembro de 2022 de uma publicação no Kwai ( .)

As publicações virais utilizam, no entanto, duas sequências que foram ao ar em momentos distintos para fazer parecer que Lula era criticado durante um programa do qual participou na BandNews.

Mas uma busca reversa pela imagem de Reinaldo Azevedo, do lado esquerdo, mostrou que as críticas do jornalista ao ex-presidente e atual candidato do PT à Presidência foram feitas durante a edição do programa O É da Coisa de 6 de julho de 2017, que não contou com a participação do petista.

Na ocasião, Reinaldo Azevedo respondia a uma declaração de Lula culpabilizando o então presidente Michel Temer (do à época PMDB) e o senador Aécio Neves (PSDB) pelo clima de ódio no país. O trecho está disponível no canal do jornalista no YouTube, a partir de 5 minutos e 20 segundos.

Já a segunda sequência compartilhada nas publicações, que os usuários afirmam ser da mesma ocasião, foi ao ar durante uma entrevista concedida pelo petista ao programa em 1º de abril de 2021.

Nas imagens virais, Lula parece ficar sem resposta diante dos ataques de Azevedo, mas, na verdade, o atual candidato à Presidência da República aguardava o jornalista concluir uma pergunta, a partir de 21 minutos e 53 segundos.

Nas redes, usuários também compartilhavam o registro de Reinaldo Azevedo “humilhando” o ex-presidente criticando a sua suposta mudança de postura: “Por onde anda esse Reinaldo? Sumiu!!!”, afirma uma das publicações.

Conteúdo semelhante foi verificado pelo Aos Fatos.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco