
Meghan Markle não usou roupa vinculada a Diana após a morte da rainha Elizabeth II, mas em 2019
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 22 de setembro de 2022 às 01:40
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Estados Unidos, AFP Brasil, Manon JACOB,
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Megan Markle homenageia Diana em roupa usada em luto a rainha Elizabeth II”, diz o texto compartilhado no Instagram e Facebook, sobreposto a uma imagem que mostra Diana à esquerda e Meghan Markle à direita.
Conteúdo de mesmo teor circula em inglês.

No entanto, uma busca reversa pela imagem levou a notícias sobre a presença de Markle no Remembrance Day de 2019.
A AFP registrou a cerimônia, em fotos que mostram a duquesa usando a mesma roupa vista na foto viral, em novembro daquele ano:

A foto de Diana, que faleceu em um acidente de carro em 1997, foi tirada no Remembrance Day de 1991.
Jessica Storoschuk, historiadora e autora de um blog sobre a família real britânica, disse à AFP que tanto Diana quanto Meghan são vistas usando uma flor papoula “para honrar os veteranos e aqueles que não voltaram” da Primeira Guerra Mundial.
“No Reino Unido, no Canadá e em outros lugares, isso seria imediatamente reconhecido no contexto do Remembrance Day”, ela afirmou.
Brooke Newman, historiadora especializada em história moderna do Reino Unido e da família real pela Virginia Commonwealth University, concordou.
“Ao se vestirem com um sobretudo preto simples com um cinto e uma papoula vermelha acoplada, as duas mulheres tentaram tirar a ênfase de si mesmas para o foco do evento: a comemoração do aniversário do armistício de 1918”, completou.
Outras mulheres da família real foram fotografadas em trajes similares nas comemorações de outros anos. Abaixo, uma imagem da princesa Catherine vestindo preto com papoulas vermelhas em 2021.

Para o funeral da rainha Elizabeth II, em 19 de setembro de 2022, as mulheres da família real usaram “o que se esperava” delas, disse Storoschuk: um vestido preto ou casaco até o joelho ou mais longo, com chapéu preto e meia-calça preta.
Markle esteve de preto em várias cerimônias públicas para se despedir da rainha.


Newman acrescentou ainda que as postagens que circulam nas redes remetem a cobranças sobre as escolhas de moda de Markle.
“Membros da família real, e as mulheres em particular, enfrentam intenso escrutínio da mídia e, portanto, tomam muito cuidado com suas escolhas de roupas e joias”, disse. “Como a única pessoa afrodescendente a se casar com membros da família real, Meghan enfrentou um nível sem precedentes de críticas negativas sobre suas escolhas de moda — independentemente do cuidado com que selecione suas roupas”.
A AFP verificou outras alegações falsas após a morte da rainha (1, 2, 3).