Vídeo de incêndio em igreja no Chile não foi gravado em 2022, mas em protesto em 2020

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 23 de agosto de 2022 às 21:28
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O incêndio em uma igreja registrado em um vídeo viral de fato aconteceu no Chile, mas não em agosto de 2022, como sugerem publicações. As imagens, que somam mais de 1 milhão de visualizações, são de outubro de 2020, no primeiro aniversário dos protestos contra o governo de Sebastián Piñera, conhecidos como “estallido social”.

“Igreja Católica é incendiada por esquerdistas no Chile”, “Grupos de esquerda incendiaram a Igreja São Francisco de Borja em Santiago, Chile”, alegam usuários junto ao vídeo de uma igreja pegando fogo, compartilhado desde 20 de agosto de 2022 no Twitter, Facebook, TikTok, Instagram, Telegram e YouTube.

Image
Captura de tela feita em 21 de agosto de 2022 de uma publicação no Twitter ( . / )

Pesquisas por palavras-chave levaram a notícias sobre igrejas incendiadas em Santiago, Chile, em outubro de 2020, entre elas a paróquia Asunción, que tem estrutura similar à da vista no vídeo.

As manifestações marcaram um ano da explosão social, conhecida em espanhol como “estallido”, que mobilizou o país em 2019. A AFP registrou o momento:

Como mostram as notícias da época, outra igreja, a de San Francisco de Borja, também foi incendiada. Contudo, não é ela que aparece no vídeo viral, como alegam alguns usuários.

Busca avançada e geolocalização

Uma busca avançada no Twitter com filtros para outubro de 2020 e para publicações contendo apenas vídeos com os termos “iglesia” e “Asunción” levou ao mesmo registro, publicado em 18 de outubro de 2020.

Por meio de ferramentas de geolocalização, a equipe de verificação digital da AFP comparou o vídeo com imagens de satélite no Google Maps da área ao redor da igreja, e pôde confirmar elementos comuns:

Image
Comparação entre vídeo e imagens de satélite da paróquia de Asunción, realizada em 21 de agosto de 2022 ( . / )

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco