Fotos viralizadas não mostram ato de Lula em Natal em 2022; duas são de anos e cidades diferentes

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 17 de junho de 2022 às 23:50
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Desde 16 de junho de 2022, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou o Rio Grande do Norte, usuários passaram a compartilhar três imagens que mostrariam o ato realizado pelo petista na capital do estado. As fotos de multidões vestidas de vermelho foram tuitadas, inclusive, pela conta do Partido dos Trabalhadores de São Paulo. Duas das imagens foram feitas, no entanto, em anos e cidades diferentes. Apenas a terceira coincide com outros registros feitos no evento de pré-campanha de 2022, em Natal.

“Essa noite de quinta-feira (16) Rio Grande do Norte em Natal, o povo potiguar confirmando a vitória de LULA e do povo brasileiro”, escreveu o PT-SP no Twitter, compartilhando as três imagens.

Outros usuários também replicaram as mesmas fotos no Facebook, em publicações na quais aparecem juntas (1, 2, 3), ou separadas (1, 2, 3). “Esse mundaréu de gente foi encontrar Lula em Natal ontem. #LulaNoPrimeiroTurno2022”, diz uma das postagens.

Image
Captura de tela feita em 17 de junho de 2022 de uma publicação no Twitter ( . / )

Duas das três imagens viralizadas não correspondem, contudo, ao evento de 16 de junho de 2022.

O tuíte que havia sido publicado pelo PT São Paulo foi excluído da página e o perfil publicou uma errata na manhã de 17 de junho de 2022 com as imagens do evento ocorrido em Natal.

Fotos antigas

Uma busca reversa pela foto na qual o ex-presidente Lula é visto desfocado, em primeiro plano, em frente a uma multidão com cartazes, mostra que o registro foi feito, na verdade, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, em março de 2018.

Na época, a foto foi publicada no site do Instituto Lula, com crédito para Ricardo Stuckert, e pelo próprio fotógrafo no Instagram. A imagem mostra Lula em um evento na caravana que realizou em 2018 pelo sul do Brasil, quando cogitava concorrer nas eleições presidenciais daquele ano.

Já a imagem que retrata a visão aérea de um aglomerado de pessoas foi feita, na verdade, em 17 de novembro de 2019 durante o Festival Lula Livre no Pátio da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no centro do Recife, em Pernambuco.

O registro foi compartilhado no site do Instituto Lula e pelo ex-presidente em sua conta no Twitter: “Recife agora! #FestivalComLulaLivre”, escreveu em 2019.

O festival foi um ato político organizado pelo PT em protesto à prisão do ex-presidente, que acabava de ser solto, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proibiu a prisão imediatamente após a condenação em segunda instância, como foi o caso do ex-mandatário. A partir de então, Lula percorreu diversas cidades brasileiras alegando a sua inocência.

Já a última foto viralizada, de uma multidão vista do alto, foi encontrada pelo AFP Checamos apenas em publicações referentes ao ato de 16 de junho em Natal.

Além disso, uma comparação entre a imagem e vídeos (1, 2) do evento sob ângulos diferentes compartilhados nas redes sociais permitem identificar elementos em comum, como as tendas brancas, a disposição das arquibancadas e de banheiros químicos azuis.

Publicações nas redes sociais (1, 2) atribuem a imagem ao coletivo de jornalismo independente Mídia Ninja, que publicou o mesmo registro em 16 de junho de 2022.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco