Lula não estava presente quando multidão entoava gritos contra ele em Florianópolis em 2018
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 17 de junho de 2022 às 18:42
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Lula não conseguiu almoçar no Mercado Público em Florianópolis, o povo não parou de gritar ‘LADRÃO’ E ainda tem coragem de fazer pesquisa falsa dizendo que ta na frente na intenção de voto”, diz uma das publicações no Twitter (1, 2).
Conteúdo similar também circula no Facebook (1, 2) e no Tik Tok.
Alguns usuários, no entanto, compartilham o mesmo vídeo afirmando que as imagens foram gravadas no Mercado Municipal de Porto Alegre (1, 2).
Florianópolis em 2018
Uma busca no Google Maps pelo nome do Mercado Municipal de Florianópolis levou a uma imagem interna do estabelecimento. Uma comparação entre essa foto e fragmentos do vídeo viral permitem identificar os mesmos elementos arquitetônicos, como demonstrado abaixo:
Usando o CrowdTangle, ferramenta de monitoramento de redes sociais, o Checamos fez uma busca pelas palavras-chave “Lula” e “Florianópolis”, restringindo o período pelos últimos quatro anos, o que levou a uma publicação do ex-deputado federal Décio Lima no Facebook
Tratava-se de uma transmissão ao vivo, feita em 28 de julho de 2018, de uma manifestação no mesmo Mercado Municipal de Florianópolis. Nela, escuta-se majoritariamente cantos a favor do ex-presidente, mas também alguns gritos de “ladrão”, como no vídeo viralizado.
Usando essa data como base, o Checamos realizou novas buscas por palavras-chave no Facebook, o que mostrou que a gravação agora compartilhada nas redes também havia sido publicada como transmissão ao vivo no mesmo dia 28 de julho de 2018.
Na legenda, a usuária explicou que o vídeo mostrava a reação de frequentadores do Mercado Público de Florianópolis a uma manifestação de apoiadores do ex-presidente Lula.
No dia 28 de julho, Lula não poderia ter estado presente no Mercado Municipal, como afirmado nas postagens viralizadas, pois se encontrava preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 7 de abril de 2018. O ex-presidente ficou preso pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro e foi solto em 8 de novembro de 2019.
Procurada pelo AFP Checamos, a assessoria de imprensa de Lula indicou que o pré-candidato do PT à Presidência da República não esteve no Mercado Municipal de Porto Alegre e nem no Mercado Municipal de Florianópolis em 2022, acrescentando que o vídeo que circula na internet é falso.
No último dia 5 de junho de 2022, Lula interrompeu as suas viagens pelo país por ter sido diagnosticado com covid-19. Após testar negativo para a doença, o ex-presidente retomou a sua agenda presencial em 15 de junho, com uma viagem por Minas Gerais.