Homem que reza com Bolsonaro em vídeo é pastor, e não o presidente da Coreia do Sul
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 16 de junho de 2022 às 18:32
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Olha o que o governante da coreia do sul faz com o nosso presidente olha ai seus petralha isso a globo nao mostra”, diz uma das publicações difundidas no Facebook.
O conteúdo também circula no Instagram, Twitter, YouTube, TikTok e Kwai.
Na gravação, o mandatário brasileiro recebe uma série de presentes e, em seguida, começa a rezar ao lado do homem que seria, supostamente, o governante sul-coreano. Uma mulher que faz a tradução ao vivo informa que, na oração, o convidado agradece a Deus por ter dado um “presidente tão importante” ao Brasil e pede que Bolsonaro possa governar o país por muitos anos.
A Coreia do Sul é uma república presidencialista governada, desde 10 de maio de 2022, pelo presidente Yoon Suk-yeol. O país também conta com a figura do primeiro-ministro, que é considerado o principal auxiliar do presidente no âmbito do Poder Executivo. Atualmente, esse cargo é ocupado por Han Duck-soo.
Uma pesquisa no Google pelas palavras-chave “Bolsonaro” + “orando” + “Coreia do Sul” mostrou como resultado uma reportagem de 8 de junho de 2022 que informa que o mandatário brasileiro recebeu a visita de Ock Soo Park, descrito como um “famoso pastor evangélico” e fundador da “Missão Boa Notícia”. A matéria contém uma imagem, creditada à Presidência da República, que permite observar as mesmas pessoas vistas no vídeo viral.
Não há menção, na reportagem, ao atual presidente sul-coreano.
Na gravação viral, no lado superior esquerdo da tela, é possível ver o símbolo que indica uma transmissão ao vivo. Uma nova busca, dessa vez na página oficial do presidente brasileiro no Facebook, localizou a transmissão ao vivo, feita em 7 de junho de 2022 às 15h52. O trecho viral tem início, aproximadamente, aos 7 minutos e 4 segundos da transmissão.
Na agenda oficial da Presidência da República, também é possível ver que, em 7 de junho, no horário da transmissão ao vivo, o mandatário brasileiro esteve com o “Pastor Ock Soo Park, fundador da Good News Mission”.
Ock Soo Park é um líder religioso sul-coreano evangelista que fundou, em 1972, a Sociedade Batista Coreana, que atualmente é chamada de “Good News Mission”, ou Missão Boa Notícia, no Brasil. Em seu site oficial, não há menção a nenhum cargo oficial no governo da Coreia do Sul ao longo de sua carreira.
O nome do pastor tampouco aparece dentre os citados na página oficial do Gabinete do Presidente da Coreia do Sul.
Esse conteúdo também foi checado por Estadão Verifica e Aos Fatos.