Este vídeo não tem relação com Anitta e Bolsonaro; mostra show de cantora espanhola

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Nas redes sociais, usuários identificam como sendo Anitta a cantora que tem objetos lançados contra si durante show registrado em um vídeo viral. Segundo as publicações, que somam mais de 50 mil visualizações desde 11 de junho de 2022, a represália do público teria ocorrido após a artista brasileira ter afirmado que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não conseguiria se reeleger. Mas isso é falso. A cantora em questão era a espanhola La Zowi, e não há registro de que no show tenha sido feita qualquer referência ao Brasil.

“Deu ruim para Anita, que foi falar no show que Bolsonaro não ia ser reeleito”, diz a legenda de vídeos compartilhados no Twitter, Facebook e TikTok, em que se vê uma confusão entre uma cantora e seu público.

O vídeo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos para verificação.

Captura de tela feita em 14 de junho de 2022 de uma publicação no Twitter ( . / )

As imagens compartilhadas nas redes sociais têm o logotipo do TikTok e o perfil “@nanirubio1” inscritos. Uma busca pela conta na plataforma levou ao vídeo original, publicado em 13 de maio de 2022.

Nas legendas, a usuária escreveu a hashtag #lazowi, em referência à cantora espanhola. A publicação recebeu uma série de comentários que questionavam o que teria acontecido e quem era a artista.

Em português, uma usuária escreveu: “Este vídeo está circulando nos grupos de whatsapp como sendo da Anitta sendo xingada por bolsonaristas. este é o contexto do vídeo”, ao que a dona da conta respondeu, em tradução livre do espanhol: “Não é a Anitta, o vídeo é de uma cantora que se chama ‘la zowi’, da Espanha, e o público joga coisas nela”.

Contatada pelo AFP Checamos, a usuária explicou tratar-se de um evento que teve a participação de La Zowi na cidade espanhola de Jaén, na noite de 13 de maio. E acrescentou:

“As pessoas da plateia jogaram um ou dois isqueiros nela e ela disse que isso nunca tinha acontecido com ela, que tinham deixado um animal entrar. (...) Começaram a jogar mais coisas nela e ela respondeu jogando o suporte do microfone e saindo do show”.

Uma busca no Google pelos termos “La Zowi Jaén” levou a artigos que reportaram o ocorrido (1, 2).

Segundo um dos artigos, a cantora participava do festival PMVR Jaén quando teve um isqueiro lançado contra si, e disse ao público: “Isqueiros, canetas (...) [isso] nunca me aconteceu, não sei quem deixaram entrar, não sei que tipo de animal”.

Depois disso, conforme noticiado pela mídia local, mais alguns objetos foram lançados, ao que a cantora, “visivelmente indignada”, respondeu jogando o microfone em direção ao público.

Mas isso não teria qualquer relação com o presidente Jair Bolsonaro, disse ao Checamos a usuária do TikTok que gravou o vídeo: “No show não foi dito nada do Brasil, nem do seu presidente, nem nada relacionado a isso”.

Detalhes da confusão podem ser vistos em outro vídeo publicado nas redes sociais, em que se vê, de um ângulo mais próximo, que a cantora não é Anitta (1, 2).

Eleições 2022