É uma montagem foto em que Lewis Hamilton parece vestir camisa com rosto de Lula
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 13 de junho de 2022 às 22:35
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O mundo quer LULA !!!”, diz uma publicação compartilhada no Twitter, que contém uma frase sobreposta à fotografia: “Piloto Lewis, foto da semana! O mundo inteiro pede #LulaPresidente13”.
Conteúdo similar circula no Facebook.
Uma busca reversa pela imagem viralizada levou a publicações no Pinterest (1, 2, 3) que mostram a mesma foto de Hamilton, mas sem o rosto de Lula estampado na camiseta.
Todas elas têm como fonte uma postagem no Instagram feita por uma conta que se define como uma página de fãs do piloto.
A publicação data de 18 de abril de 2021 e mostra Hamitlon vestindo o uniforme da Mercedes, sua equipe.
No mesmo dia, Hamilton publicou uma foto em sua conta no Twitter em que aparecia com a mesma blusa, calça e penteado.
Positive vibes only⚡️ pic.twitter.com/SFSd3Bm5dt
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) April 18, 2021
Naquela data, ele estava na Itália para participar do Grande Prêmio da Emilia-Romagna de Fórmula 1, que teve o holandês Max Verstappen, da equipe Red Bull, como vencedor.
A relação próxima de Hamilton com o Brasil já apareceu por meio da admiração do piloto britânico pelo brasileiro Ayrton Senna e, recentemente, pelo título de cidadão honorário concedido e comemorado por ele em suas redes sociais.
Buscas pelos termos “Lula” e “Bolsonaro” em sua conta no Twitter não localizaram publicações em que o piloto demonstrasse apoio a um dos pré-candidatos das eleições gerais de outubro.
Uma nova pesquisa, desta vez no Google, mostrou que o heptacampeão mundial de Fórmula 1 se mostrou crítico à administração do presidente brasileiro. Em maio de 2021, ele postou em seus stories do Instagram um vídeo de protestos favoráveis ao impeachment do mandatário acompanhado da frase “Meu coração está com vocês, Brasil” (1, 2).
O AFP Checamos já verificou outra alegação envolvendo Hamilton. Em novembro de 2021, seu nome apareceu em publicações que mencionavam um suposto apoio a Bolsonaro.