Áudio de um humorista fazendo paródia é incorretamente atribuído a "diretor do Datafolha"
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 3 de junho de 2022 às 02:34
- Atualizado em 3 de junho de 2022 às 02:40
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Vamos convencer o povo de que o Lula ta na frente, as urnas eletrônicas a nosso favor, a favor do PT, do nosso grupo. E ninguém vai questionar o resultado das eleições. Caso questionem o resultado das eleições, esses bolsominions, (...) a gente grita que é golpe”, diz um homem no áudio que é compartilhado junto a uma foto de Mauro Paulino, que foi diretor do Datafolha até março de 2022.
O conteúdo, enviado ao WhatsApp do AFP Checamos para avaliação, também circula no YouTube, Twitter e Facebook.
No entanto, ao ouvir o áudio, a equipe do Checamos identificou que a voz era similar a de um outro conteúdo já verificado.
Tratava-se de um vídeo em que um homem dava supostas orientações sobre fraude em pesquisas eleitorais e nas urnas e se identificava como “Dr. Avacalho Ellhys”, “líder dos advogados” do Partido dos Trabalhadores (PT).
A gravação havia sido publicada em um canal no YouTube denominado “Nana Arroba & Dr. Avacalho”. A partir de 2 minutos e 50 segundos, é possível identificar o trecho de áudio atribuído ao ex-diretor do Datafolha Mauro Paulino.
Mas uma busca pelo perfil “Dr. Avacalho Ellhys e Drag Nana” no Kwai, cuja marca d’água aparecia em alguns dos vídeos viralizados anteriormente, mostrou que o conteúdo era, na verdade, uma paródia.
Na descrição da conta, o usuário, Warley Clauhs, se identifica como “Professor, Ator, Poeta, Locutor, Comediante, Imitador e Político”. “Dr. Avacalho Ellhys” é de um de seus personagens.
No canal do YouTube, onde Clauhs também acrescenta ser pós-graduado em Artes e técnico em Artes Cênicas, foi encontrado outro vídeo em que o humorista interpreta o “Dr. Avacalho Ellhys” e fala mais sobre suas características.
É possível ver também gravações em que ele interpreta outros personagens, como um bebê, uma drag queen e um traficante.
Esse conteúdo também foi checado pela Agência Lupa, pelo Fato ou Fake e pelo Boatos.org.
3 de junho de 2022 Corrige foto de capa