Áudio de um humorista fazendo paródia é incorretamente atribuído a "diretor do Datafolha"

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Um áudio circula em redes sociais desde 1º de junho de 2022 em publicações que garantem revelar uma gravação vazada do diretor do instituto de pesquisas Datafolha, Mauro Paulino. No conteúdo, reproduzido milhares de vezes, ele supostamente confessa um “plano de fraude nas urnas” para as eleições gerais de outubro. No entanto, o áudio foi tirado de uma paródia feita por um humorista.

“Vamos convencer o povo de que o Lula ta na frente, as urnas eletrônicas a nosso favor, a favor do PT, do nosso grupo. E ninguém vai questionar o resultado das eleições. Caso questionem o resultado das eleições, esses bolsominions, (...) a gente grita que é golpe”, diz um homem no áudio que é compartilhado junto a uma foto de Mauro Paulino, que foi diretor do Datafolha até março de 2022.

O conteúdo, enviado ao WhatsApp do AFP Checamos para avaliação, também circula no YouTube, Twitter e Facebook.

Captura de tela feita em 2 de junho de 2022 de uma publicação no YouTube ( . / )

No entanto, ao ouvir o áudio, a equipe do Checamos identificou que a voz era similar a de um outro conteúdo já verificado.

Tratava-se de um vídeo em que um homem dava supostas orientações sobre fraude em pesquisas eleitorais e nas urnas e se identificava como “Dr. Avacalho Ellhys”, “líder dos advogados” do Partido dos Trabalhadores (PT).

A gravação havia sido publicada em um canal no YouTube denominado “Nana Arroba & Dr. Avacalho”. A partir de 2 minutos e 50 segundos, é possível identificar o trecho de áudio atribuído ao ex-diretor do Datafolha Mauro Paulino.

Mas uma busca pelo perfil “Dr. Avacalho Ellhys e Drag Nana” no Kwai, cuja marca d’água aparecia em alguns dos vídeos viralizados anteriormente, mostrou que o conteúdo era, na verdade, uma paródia.

Na descrição da conta, o usuário, Warley Clauhs, se identifica como “Professor, Ator, Poeta, Locutor, Comediante, Imitador e Político”. “Dr. Avacalho Ellhys” é de um de seus personagens.

No canal do YouTube, onde Clauhs também acrescenta ser pós-graduado em Artes e técnico em Artes Cênicas, foi encontrado outro vídeo em que o humorista interpreta o “Dr. Avacalho Ellhys” e fala mais sobre suas características.

É possível ver também gravações em que ele interpreta outros personagens, como um bebê, uma drag queen e um traficante.

Esse conteúdo também foi checado pela Agência Lupa, pelo Fato ou Fake e pelo Boatos.org.

3 de junho de 2022 Corrige foto de capa
Eleições 2022