Homem que aparece em “selfie” com Gleisi Hoffmann não é Adélio Bispo

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 17 de maio de 2022 às 22:42
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Publicações nas redes sociais sugerem que Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), teria tirado uma selfie com Adélio Bispo, autor da facada contra Jair Bolsonaro em setembro de 2018. No entanto, o homem que aparece no registro, compartilhado centenas de vezes desde o ataque, não é Bispo. A fotografia foi feita em Curitiba na mesma data em que Bolsonaro foi esfaqueado em Minas Gerais. Além disso, sua aparência no momento da prisão não coincide com a do homem visto ao lado de Hoffmann nas publicações virais.

“Quando a tentativa contra o presidente será apurada?”, diz a legenda da foto compartilhada em 2022 no Facebook e Twitter (1, 2), em referência ao golpe de faca sofrido por Bolsonaro em um evento político em Juiz de Fora, Minas Gerais, em meio à campanha presidencial de 2018.

A alegação já tinha circulado nas redes sociais logo depois da agressão.

Image
Captura de tela feita em 16 de maio de 2022 de uma publicação no Twitter ( . / )

O homem visto na foto viralizada não é, contudo, o responsável por esse atentado.

Inviabilidade temporal

Buscas por palavras-chave na página oficial da parlamentar no Facebook levaram a uma foto semelhante compartilhada em 7 de setembro de 2018. “Continuando minha caminhada pelas praças de Curitiba, muitos tem se mostrado cada vez mais interessados em saber quem está, no dia a dia, defendendo seus direitos”, diz a legenda da publicação.

Na ocasião, Hoffmann participou de campanha em Curitiba para a sua reeleição à Câmara dos Deputados e se reuniu com manifestantes na praça Rui Barbosa, na capital paranaense, para protestar contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na conta oficial da parlamentar no Facebook, foram compartilhados outros registros da ocasião em 7 de setembro de 2018.

Apesar de as fotografias terem sido publicadas no dia 7, o evento aconteceu no dia anterior, 6 de setembro, como demonstrou uma comparação com outros registros compartilhados pela parlamentar no Facebook (1, 2, 3).

Nesta fotografia publicada às 22h18 de 06/05/2018 na página de Hoffman, por exemplo, é possível ver a presidente do PT usando o mesmo casaco sobre os ombros e o mesmo adesivo amarelo que usava na foto tirada ao lado do homem identificado como Adélio Bispo nas publicações.

Image
Captura de tela feita em 17 de maio de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )
Image
Captura de tela feita em 17 de maio de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )

 

 

Em 6 de setembro de 2018 o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro sofreu um atentado a faca em Juiz de Fora, em Minas Gerais. O autor do crime, identificado como Adélio Bispo de Oliveira, foi preso no mesmo dia.

No próprio dia 6, após o atentado contra Bolsonaro, também foi publicado na página oficial do ex-presidente Lula no Twitter um vídeo de Hoffmann repudiando os ataques contra o então candidato à Presidência da República. No registro, também é possível verificar que Hoffmann utiliza as mesmas vestimentas da foto em que aparece ao lado do homem erroneamente identificado como Bispo nas redes sociais.

O homem ao lado de Gleisi na fotografia viral, portanto, não poderia ser Adélio Bispo. No dia do atentado contra Bolsonaro, ele tirou a foto com Hoffmann em Curitiba, e não em Juiz de Fora. As cidades ficam a mais de 900 quilômetros de distância uma da outra.

Diferenças físicas

Além disso, fotografias e vídeos de Adélio Bispo no momento de sua prisão em flagrante mostram que não se trata da pessoa vista ao lado de Hoffman na fotografia (1, 2, 3). Quando foi detido, por exemplo, Bispo não usava barba, ao contrário do homem da foto.

Image
Comparação feita em 17 de maio de 2022 entre uma reportagem com a imagem de Adélio Bispo (E) e uma das publicações virais ( . / )

Buscas nas ferramentas Google Imagens e Bing, que trabalham a nível biométrico, pelo rosto do homem visto com Hoffman não ofereceram resultados. Entretanto, em pesquisas feitas somente com imagens de Bispo, os motores de busca oferecem como resultado seu nome.

Image
Capturas de telas feitas em 17 de maio de 2022 de resultados de busca pelas imagens na ferramenta de pesquisa do Bing ( . / )

Em seu perfil no Twitter, Hoffmann desmentiu em 9 de setembro de 2018 a peça viral.

Verificação semelhante foi feita pelo Comprova, projeto de verificação do qual o AFP Checamos faz parte.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco