Vídeo de multidão de verde e amarelo na Paulista não é de ato pró-Bolsonaro de 1º de maio de 2022
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 3 de maio de 2022 às 23:37
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Família brasileira em apoio à Bolsonaro, a liberdade e ao trabalhador, neste domingo 1° de maio, na Avenida Paulista (SP)”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2), no Twitter e no TikTok.
Em 1º de maio de 2022 foram realizadas manifestações favoráveis e contrárias ao governo Bolsonaro em diversas capitais do país, incluindo um ato na Avenida Paulista. Entretanto, a gravação viralizada não mostra a manifestação pró-Bolsonaro ocorrida no Dia do Trabalho.
Uma busca reversa pelas imagens levou a publicações feitas em 7 e 8 de setembro de 2021, como a do ministro das Comunicações Fábio Faria e as das deputadas federais Bia Kicis (PSL) e Carla Zambelli (PL), aliadas do mandatário.
Em 7 de setembro de 2021, o próprio Bolsonaro também publicou a gravação, em uma versão mais curta, em seu perfil no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Na ocasião, foram convocados atos contra o Supremo Tribunal Federal que criticavam o sistema eleitoral brasileiro.
Outro elemento corrobora a origem das imagens. Algumas das publicações compartilham o vídeo com a marca d’água de um perfil da rede social Kwai. Embora o aplicativo não exiba a data das postagens dos usuários, foi possível verificar que a publicação foi feita em 8 de setembro de 2021 ao clicar com o lado direito do mouse sobre o vídeo e selecionar a opção “Inspecionar”. A data aparece em “Elements”:
O AFP Checamos já verificou outras publicações que vinculavam imagens antigas a manifestações de 1° de maio de 2022.