Vídeo de ato pró-Bolsonaro em Copacabana vinculado ao 1º de maio de 2022 circula desde 2021
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 3 de maio de 2022 às 01:26
- Atualizado em 3 de maio de 2022 às 23:06
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Será que o Lula tá em primeiro?”, questiona um usuário ao publicar o vídeo no TikTok, fazendo referência às sondagens que em abril mostravam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como favorito no pleito eleitoral de 2022.
Conteúdo similar também circula no Twitter (1, 2, 3) e Facebook (1, 2).
“Como pode em uma Multidão desse tamanho no Rio de Janeiro, um cara pegar um microfone e atacar o Molusco dessa maneira”, alega outra publicação compartilhada nas redes sociais. No vídeo é possível identificar que uma pessoa com alto-falante diz: “Lula Ladrão, o seu lugar é na prisão”.
A inscrição “Rio de Janeiro” aparece sobreposta a alguns vídeos, assim como a data “1/5/2022”.
Uma busca reversa por um trecho da filmagem no buscador Yandex, no entanto, levou a um registro semelhante de uma manifestação na capital fluminense, mas publicado em 7 de setembro de 2021.
À época, Bolsonaro redobrou os ataques contra as instituições e o sistema eleitoral brasileiro. Ele convocou seus apoiadores para atos no feriado da Independência que lotaram a orla da Avenida Atlântica, que passa pela praia carioca.
Uma pesquisa avançada no Twitter pelos termos “Lula” e “Copacabana” também exibe diversos vídeos semelhantes publicados durante os atos pró-Bolsonaro realizados em 7 de setembro de 2021.
Na ocasião, um usuário interagiu com a conta oficial de Bolsonaro e compartilhou o mesmo vídeo com a mensagem: “Copacabana...Lula ladrão.. seu lugar é na prisão.....ai a esquerda treme”, escreveu. Na gravação é possível identificar os mesmos elementos do vídeo viralizado.
Além disso, em ambas gravações uma mulher narra a sequência de imagens afirmando: “Meu pai do céu… gente, o que é isso?”. Em seguida, é possível ouvir as mesmas palavras de ordem: “Lula Ladrão, o seu lugar é na prisão”.
Ainda em 7 de setembro de 2021, o mandatário brasileiro publicou um outro vídeo em sua conta nas redes sociais para mostrar a adesão às manifestações: “Copacabana/RJ, agora”, diz a legenda.
Em 12 de setembro de 2021, a oposição promoveu protestos pelo impeachment de Bolsonaro em diversas cidades.
3 de maio de 2022 Altera classificação das publicações