Vídeo de ato pró-Bolsonaro em Copacabana vinculado ao 1º de maio de 2022 circula desde 2021

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Publicações compartilhadas milhares de vezes nas redes sociais desde o dia 1º de maio de 2022 sugerem que um vídeo de uma multidão vista do alto, em uma manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, teria sido registrado nesse dia. No entanto, a gravação circula, pelo menos, desde setembro de 2021.

“Será que o Lula tá em primeiro?”, questiona um usuário ao publicar o vídeo no TikTok, fazendo referência às sondagens que em abril mostravam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como favorito no pleito eleitoral de 2022.

Conteúdo similar também circula no Twitter (1, 2, 3) e Facebook (1, 2).

Captura de tela feita em 3 de maio de 2022 de uma publicação no TikTok ( . / )

“Como pode em uma Multidão desse tamanho no Rio de Janeiro, um cara pegar um microfone e atacar o Molusco dessa maneira”, alega outra publicação compartilhada nas redes sociais. No vídeo é possível identificar que uma pessoa com alto-falante diz: “Lula Ladrão, o seu lugar é na prisão”.

A inscrição “Rio de Janeiro” aparece sobreposta a alguns vídeos, assim como a data “1/5/2022”.

Uma busca reversa por um trecho da filmagem no buscador Yandex, no entanto, levou a um registro semelhante de uma manifestação na capital fluminense, mas publicado em 7 de setembro de 2021.

À época, Bolsonaro redobrou os ataques contra as instituições e o sistema eleitoral brasileiro. Ele convocou seus apoiadores para atos no feriado da Independência que lotaram a orla da Avenida Atlântica, que passa pela praia carioca.

Uma pesquisa avançada no Twitter pelos termos “Lula” e “Copacabana” também exibe diversos vídeos semelhantes publicados durante os atos pró-Bolsonaro realizados em 7 de setembro de 2021.

Na ocasião, um usuário interagiu com a conta oficial de Bolsonaro e compartilhou o mesmo vídeo com a mensagem: “Copacabana...Lula ladrão.. seu lugar é na prisão.....ai a esquerda treme”, escreveu. Na gravação é possível identificar os mesmos elementos do vídeo viralizado.

Comparação entre capturas de tela de uma publicação em 7 de setembro de 2021 (E) e outra com o vídeo viralizado, feita em 3 de maio de 2022 ( . / )

Além disso, em ambas gravações uma mulher narra a sequência de imagens afirmando: “Meu pai do céu… gente, o que é isso?”. Em seguida, é possível ouvir as mesmas palavras de ordem: “Lula Ladrão, o seu lugar é na prisão”.

Ainda em 7 de setembro de 2021, o mandatário brasileiro publicou um outro vídeo em sua conta nas redes sociais para mostrar a adesão às manifestações: “Copacabana/RJ, agora”, diz a legenda.

Em 12 de setembro de 2021, a oposição promoveu protestos pelo impeachment de Bolsonaro em diversas cidades.

3 de maio de 2022 Altera classificação das publicações
Eleições 2022