Vídeo de ato pró-Bolsonaro em Londres em setembro de 2021 circula como se fosse de 2022
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 2 de maio de 2022 às 23:26
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“LONDRES ONTEM… E o mundo todo está sabendo o que acontece no BRASIL!! Acabou esquerda nojenta!!! Acabou mídia podre!! Vamos Compartilhar bastante!!”, diz uma publicação compartilhada em abril de 2022 no Facebook. O conteúdo também foi publicado no Twitter.
A sequência voltou a circular com maior engajamento no final de abril, próximo à data de 1º de maio, quando Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizaram atos com seus respectivos apoiadores.
No entanto, o vídeo não corresponde a esse contexto.
Uma busca pelas palavras-chave “manifestação londres bolsonaro” no Google levou a uma reportagem de 7 de setembro de 2021 que afirmava que um ato a favor do mandatário brasileiro era previsto para aquele dia. Nessa data, Bolsonaro convocou manifestações para o feriado que celebra o Dia da Independência do Brasil em diversas cidades.
Uma busca no Twitter por vídeos compartilhados entre 7 e 15 de setembro de 2021 com a palavra-chave “Londres” localizou o mesmo registro publicado em 8/09/2021, com a legenda: “LONDRES DIA 07 DE SETEMBRO! O mundo já tem conhecimento do que está para acontecer no Brasil, que é a instalação COMPLETA do comunismo!”.
Outra notícia sobre o ato organizado no exterior indicava que apoiadores planejavam se reunir em frente ao Consulado Brasileiro e à Embaixada do Brasil na capital inglesa.
Uma nova pesquisa pelos termos, em inglês, “Londres Consulado Geral Brasil 7 setembro” localizou um vídeo no YouTube publicado nessa data, intitulado, em tradução livre do inglês: “Rua Oxford, brasileiros se reúnem do lado de fora do Consulado Geral do Brasil em Londres, 7 de setembro”.
Nessa filmagem, é possível ver os mesmos elementos da gravação viralizada, como uma pessoa com um boné branco e a bandeira do Brasil nos ombros segurando um cartaz onde se lê “Juiz Alexandre de Moraes é um tirano”, em referência ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em outro momento da gravação de 2021, também é possível ver duas pessoas usando as mesmas roupas com que aparecem no vídeo viralizado. Uma delas usa uma camiseta verde da seleção brasileira, e outra usa uma roupa também verde e um boné branco:
Verificação semelhante foi feita pelo Aos Fatos e pelo Estadão Verifica.