Tenda para eventos no estádio do Pacaembu viraliza erroneamente como hospital de campanha
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 27 de abril de 2022 às 00:08
- Atualizado em 27 de abril de 2022 às 00:15
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“18/04/22 SÃO PAULO CAPITAL, ESTADIO DO PACAEMBU TENDA MONTADA PARA NOVO CAOS INVENTADO PARA QUEBRAR O ESTADO E ROUBAR MAIS DINHEIRO”, lê-se em uma das publicações compartilhadas no Facebook. A filmagem também circula no Twitter, TikTok, no YouTube e no Kwai.
“Há mais de 25 dias que essa tenda está montada dentro do Pacaembu aonde ficou instalado um hospital de campanha para covid. E agora foi montada novamente essa tenda, maior do que a anterior”, diz a narração do vídeo viral, que continua: “Liberaram o Carnaval, vai ter muito evento aí que já está tendo aqui em São Paulo, e praticamente essa tenda deve estar sendo montada pra depois do Carnaval. (...) Depois do Carnaval vai ser instalado o caos novamente na cidade, vão decretar lockdown, vão falar que a covid aumentou, que a pestilência aumentou, enfim. Tudo para atrapalhar o governo”.
Mas uma busca pelas palavras-chave “tenda” e “Pacaembu” no Google trouxe como resultado diversas notícias afirmando que seria instalado no estádio um novo espaço para eventos culturais e shows (1, 2).
As reportagens indicam que trata-se de uma estrutura temporária chamada Pavilhão Pacaembu, que será inaugurada no dia 30 de abril com um show da cantora Gal Costa.
Segundo o site oficial do Pavilhão, a estrutura foi planejada para abrigar diversos tipos de eventos, como feiras, festas, apresentações e experiências de gastronomia e entretenimento em geral. A tenda possui 4.000 m² e pode acomodar até 9 mil pessoas.
A concessionária Allegra Pacaembu, que assumiu a gestão do complexo esportivo em janeiro de 2020, também afirma no site oficial do Pavilhão que o espaço terá um sistema de tratamento acústico para impedir a propagação do som.
O Checamos visitou o local em 25 de abril de 2022 e verificou que a tenda em construção no Pacaembu não possui em seu interior leitos, divisórias ou outro tipo de infraestrutura hospitalar como a instalada em 2020 durante a pandemia do SARS-CoV-2.
A tenda será instalada onde ficava o antigo gramado do estádio, que já havia sido removido no dia da visita do Checamos ao local. O restante do exterior da estrutura contava com maquinário e peças de construção, como alicerces de metal.
No interior do Pavilhão, a AFP também constatou a presença de equipamentos de construção, e trabalhadores que instalavam objetos de cenografia próximo ao local onde será localizado o palco. Também estavam instaladas placas de som de formato hexagonal, como é possível observar na imagem abaixo:
A tenda será uma estrutura temporária que deve sediar eventos até outubro de 2023, como reportado em alguns veículos e dito à AFP durante a visita por uma assessora da Allegra Pacaembu.
Em 2020, o Pacaembu abrigou o Hospital Municipal de Campanha do Pacaembu (HMCamp), como forma de desafogar o sistema público de saúde diante da pandemia do novo coronavírus. A estrutura possuía 6.300 m² e era destinada a casos suspeitos ou confirmados de covid-19 de baixa a média complexidade. A construção do hospital foi finalizada em 6 de abril de 2020 e teve suas atividades encerradas no final de junho daquele ano.
Na época, a AFP registrou a estrutura hospitalar instalada no complexo.
Procurada pela AFP, a Secretaria Municipal de Saúde informou em 25 de abril de 2022 que, até o momento, não há intenção de reabrir o hospital de campanha no estádio.
26 de abril de 2022 Atualiza com mudança no estilo gráfico do primeiro parágrafo