É falso que Anthony Fauci tenha sido detido por "forças especiais" em abril de 2022

Publicações compartilhadas nas redes sociais desde 10 de abril de 2022 garantem que o imunologista norte-americano Anthony Fauci foi preso por "forças especiais" dos Estados Unidos. De acordo com as postagens, Fauci foi detido sob a acusação de traição, negligência médica em massa, conspiração sediciosa e homicídio criminal. No entanto, as assessorias de imprensa do Pentágono e do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas negaram à AFP que ele tenha sido preso. Além disso, Fauci deu entrevistas após a data da suposta prisão.

“Os militares finalmente param o Dr. Fauci. Parece que o momento esperado finalmente aconteceu”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter (1, 2) e no Facebook.

Segundo os usuários, o fato teria ocorrido em 9 de abril de 2022 no estado norte-americano de Maryland “de acordo com um mandado de prisão militar”. Algumas das postagens contêm um link para o site Real Raw News, fonte da suposta notícia.

Image

Uma pesquisa no Google por palavras-chave, restringindo os resultados por notícias, não levou a qualquer resultado sobre a suposta prisão de Fauci. O imunologista, em sua atuação como diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (Niaid) dos Estados Unidos e como assessor médico da Casa Branca, é o mais importante funcionário de saúde do país.

Consultada pela AFP sobre a suposta prisão do funcionário, a assessoria de imprensa do Niaid informou por e-mail em 19 de abril de 2022 que "a afirmação é falsa".

A assessoria de imprensa do Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, também disse à AFP em 20 de abril de 2022 que a alegação compartilhada nas redes "é completamente falsa". “É uma total e absoluta fabricação e um abuso da palavra notícia”, acrescentou.

Entrevistas

Na manhã de 10 de abril de 2022, um dia após sua suposta prisão, Fauci concedeu uma entrevista à ABC News sobre o aumento de casos de covid-19 nos Estados Unidos. O conteúdo da conversa foi replicado por diversos veículos de comunicação norte-americanos (1, 2, 3).

Em 11 de abril, Fauci foi entrevistado novamente, desta vez no The Reid Out da MSNBC.

Fauci tem sido alvo constante de desinformação desde o início da pandemia de covid-19. O Checamos já verificou outras alegações envolvendo o imunologista (1, 2).

A equipe de checagem da AFP também já verificou outros conteúdos falsos publicados pelo site Real Raw News (1, 2), ao qual direcionam algumas das postagens viralizadas.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco