É montagem vídeo em que apresentador dos EUA parece rir de pesquisa para presidente do Brasil
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 23 de fevereiro de 2022 às 22:38
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Nem estrangeiro é enganado por essas pesquisas fajutas”, escreveu um usuário ao compartilhar a peça de desinformação no Facebook (1, 2, 3).
O vídeo também circula no Twitter e TikTok. Segundo a legenda em português que acompanha as imagens, o apresentador teria dito as seguintes frases: “Não pode rir, é coisa séria. Acha mesmo essa pesquisa séria? Ele não pode sair nas ruas. Homem… vou fingir que acredito… acabou de sair da cadeia… só no Brasil”.
A pesquisa que é sobreposta às imagens nas publicações foi divulgada pela emissora CNN, em novembro de 2021. Como visto no vídeo, o levantamento feito pelas companhias Genial/Quaest apontou que Lula tinha 48% das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022, contra 21% do presidente Jair Bolsonaro (PL). O cenário é semelhante ao apontado por outras pesquisas divulgadas em fevereiro.
Uma busca reversa pelas palavras “Eyewitness News” —vistas no canto inferior esquerdo do vídeo— mostrou a mesma gravação sem a menção ao levantamento brasileiro e publicada em 26 de fevereiro de 2015 na conta do apresentador norte-americano Aaron Perlman, no Facebook. Perlman é âncora e meteorologista do programa "Eyewitness News", exibido pela emissora KBAK, localizada em Bakersfield, na Califórnia.
Como visto na publicação de 2015, Perlman começou a rir após ser exibida uma notícia sobre um esfaqueamento envolvendo dois idosos. “Sexagenário esfaqueia outro sexagenário. Vítima sofreu múltiplos ferimentos”, diz a chamada que pode ser lida na tela, antes de o apresentador começar a rir.
A mesma gravação também foi compartilhada pela conta do programa "Eyewitness News" no Twitter, em 26 de fevereiro de 2015 - mais de seis anos antes da divulgação da pesquisa eleitoral citada nas publicações viralizadas. “O meteorologista @Aaronsweathe não consegue parar de rir. Por quê? Não sei, mas é engraçado”, diz o tuíte.
Além disso, a legenda em português que acompanha as imagens nas redes sociais não corresponde com o que o apresentador é ouvido dizendo. Na verdade, Perlman não menciona o Brasil, nem o resultado de nenhuma pesquisa, mas pede desculpas pelo ataque de riso e afirma que não está rindo da história que foi veiculada. Após alguns segundos, o âncora se recompõe e segue com a apresentação.
Perlman trabalha no matutino há dez anos, de acordo com o seu perfil publicado no site da emissora, e o também meteorologista apresenta a previsão do tempo.
Essa peça também foi verificada pela Agência Lupa.