Publicações deturpam cena de Rainha Elizabeth II e Príncipe Philip dando risada

Copyright © AFP 2017-2021. Todos os direitos reservados.

Postagens com uma foto da rainha do Reino Unido Elizabeth II e seu marido, o príncipe Philip, hoje falecido, foram compartilhadas nas redes sociais mais de 2.800 vezes desde o último 10 de abril com a explicação de que os dois trocaram risadas no Palácio de Buckingham depois que ele lhe "pregou uma peça", vestindo-se como guarda. Esta afirmação, entretanto, é enganosa: a imagem já circulou em veículos de mídia com a informação de que o casal real riu depois que um enxame de abelhas interrompeu um evento do qual eles participavam. Na foto, o príncipe Philip usava o uniforme da Guarda da Rainha, da qual foi coronel de longa data.

Brincadeira REAL Em 2003, o príncipe Philip usa o uniforme dos guardas da rainha. Rainha Elizabeth passa por ele e explode em risos”, diz o texto de uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2, 3) e no Twitter

Captura de tela feita em 30 de abril de 2021 de uma publicação no Facebook

O conteúdo começou a circular um dia após a notícia da morte do príncipe Philip, em 9 de abril de 2021. Mas a explicação sobre a imagem foi deturpada.

“Enxame de abelhas”

Uma busca reversa da imagem no Google revelou que foi publicada pela agência de notícias britânica PA Media em 15 de abril de 2003.

Captura de tela feita em 30 de abril de 2021 de uma foto no site da PA Media

Na legenda, lê-se: “Sua Majestade a Rainha e o Príncipe Philip apreciam o espetáculo, enquanto um enxame de abelhas causa preocupação antes da revisão da rainha à Guarda no Castelo de Windsor”.

Embora o enxame tenha interrompido a cerimônia, a rainha "claramente parecia se divertir, mas sem desânimo", de acordo com um relato da PA Media publicado em 16 de abril de 2003.

Chris Young, o fotógrafo que capturou a imagem, descreveu o momento em uma entrevista à BBC em 10 de abril de 2021: "Tive sorte. Reconheci que era um momento humano. Ela ria como uma menina e ele também”, contou.

"Achei que a reação de ambos foi única", acrescentou Young.

Uniforme militar

O príncipe Philip não usava uniforme militar para “pregar uma peça” na rainha, como afirmam as postagens enganosas.

Ele vestia o uniforme da Guarda da Rainha (Grenadier Guards), uma tropa de infantaria de elite do Exército Britânico, da qual era coronel desde 1975.

O príncipe usou o uniforme durante toda a vida, como é possível em fotos de 1978, 2006 e 2016 publicadas pelo banco de imagens Getty Images.

Tradução e adaptação