Pai e filha que interpretam música de Andrea Bocelli não são seus parentes

Copyright © AFP 2017-2020. Todos os direitos reservados.

O vídeo de um homem e uma menina entoando a famosa canção “Con te partirò”, do italiano Andrea Bocelli, viralizou nas redes sociais desde o início de agosto com a afirmação de que os intérpretes são o filho e a neta do cantor. A sequência, no entanto, é protagonizada por Adrian e Emma-Jean Galliard, pai e filha que não têm relação familiar com o tenor.

“Linnndooos O filho e neta de Andrea Bocelli !!!”, indica a legenda de um dos vídeos, compartilhados mais de 7 mil vezes no Facebook (1, 2) desde o último dia 8 de agosto, e que mostra a dupla interpretando “Con te partirò”, de Andrea Bocelli.

Em espanhol (1, 2) a gravação também viralizou em diferentes plataformas, registrando mais de 400 mil compartilhamentos.

Mas na sequência é possível observar uma marca d’água que diz “@AdrianandEmmaJeanMusic”.

Captura de tela feita em 21 de agosto de 2020 de uma publicação no Facebook

Uma busca reversa no Google por capturas de tela do vídeo por meio da ferramenta InVid-WeVerify* forneceu como resultado uma gravação no YouTube, em espanhol, das mesmas duas pessoas cantando a música de Andrea Bocelli, mas com a identificação de “Adrian e Emma Jean”.

Uma nova busca pelos nomes levou a uma conta no YouTube com mais informações sobre a dupla: tratam-se de pai e filha, cujo sobrenome é Galliard, que vivem em Joanesburgo, na África do Sul.

De fato, a interpretação da canção “Con te partirò” pelos dois foi publicada em suas redes sociais no último dia 11 de julho.

Em 11 de agosto, a dupla compartilhou em sua página no Facebook o conteúdo viralizado e explicou que não faz parte da família Bocelli, embora se sintam honrados com a confusão.

“Isto seria uma impressionante canção em família versão karaokê para cantar ao redor da churrasqueira. [...] Ficamos honrados em termos sido confundidos com parentes do grande Andrea Bocelli e Matteo Bocelli!!!”, afirmaram.

Nesta postagem, assinalam que o vídeo largamente compartilhado foi publicado por um meio de comunicação brasileiro, contudo se trata de um veículo da comunidade colombiana de Ginebra e estava escrito em espanhol, não em português.

Contatado pela equipe de checagem da AFP, Adrian Galliard contou que começou a cantar com a sua filha há dois anos, em um show de caridade, quando ela tinha nove anos, e que publicam os seus vídeos nas redes sociais desde abril deste ano.

Também afirmou que os dois se sentiram lisonjeados ao serem comparados com Andrea Bocelli e que sempre amaram essa música: “Amamos a paixão e a energia desta canção, e cantar em italiano”.

“Con te partirò” é um dos grandes sucessos do cantor italiano e que o colocou no cenário internacional em 1996. Hoje com 61 anos, Bocelli tem três filhos. Um deles, Matteo, também é músico.

Em resumo, a dupla que aparece no vídeo viralizado cantando uma música de Andrea Bocelli é composta por Adrian e Emma-Jean Galliard, que não têm qualquer relação de parentesco com o tenor italiano.

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.

Tradução e adaptação
AFP Brasil