Gravado em Abu Dhabi, o vídeo não mostra o rei do Bahrein; o robô é alugado para eventos

Copyright © AFP 2017-2021. Todos os direitos reservados.

Um vídeo que supostamente mostra o rei do Bahrein acompanhado de um robô guarda-costas foi compartilhado mais de 86 mil vezes nas redes sociais desde meados de março de 2021. Embora a gravação seja real, nela não aparece o rei do Bahrein. Além disso, trata-se de um robô que é alugado para eventos e que participava da exposição internacional de defesa em Abu Dhabi em 2019.

“O rei do Bahrein chega a Dubai com seu guarda-costas, um robô que fala 6 idiomas e pode resgatá-lo de inimigos. Pode lutar fisicamente, perseguir, atirar. Armado com teaser elétrico, um sistema de câmera de 360 graus com um conjunto de câmeras infravermelhas, 3 metralhadoras ocultas com munição suficiente para combater contra 1.500 homens e uma metralhadora guiada a laser. Ele também carrega medicamentos e água. Custo: US$ 7,4 milhões. É o fim dos tempos? E eu pensei que não ia viver o suficiente pra ver isso…”, dizem as legendas das publicações no Facebook (1, 2, 3).

Visualizado mais de cinco milhões de vezes, o vídeo mostra um enorme robô usando uma jaqueta militar e uma bandeira dos Emirados Árabes Unidos em seu braço, enquanto caminha em meio à multidão no que parece ser um salão de exposições.

Alegações semelhantes circularam amplamente no Instagram (1, 2, 3) e no Twitter (1, 2), assim como em inglês, francês, árabe, russo e espanhol. Neste último, o protagonista é identificado como “emir do Bahrein”.

Captura de tela feita em 10 de junho de 2021 de uma publicação no Instagram

O Bahrein é uma monarquia constitucional e seu rei é Hamad bin Isa Al Khalifa. Ele se tornou emir em 1999, após a morte de seu pai, e rei em 2002, quando foi aprovado que o país se tornasse uma monarquia constitucional, como explicado aqui.

Titan, o robô

Para chegar à origem do vídeo foi feita uma busca reversa das capturas de tela da gravação usando a ferramenta InVid-WeVerify*. 

Entre os resultados foi encontrada uma publicação no Facebook de 25 de fevereiro de 2019 com a legenda em inglês que afirma que a cena foi filmada durante uma demonstração do “robô Titan” durante a 14ª edição da Exposição Internacional de Defesa, nos Emirados Árabes Unidos.

A Exposição e Conferência Internacional de Defesa (IDEX, pela sigla em inglês) é o único evento comercial internacional de defesa no Oriente Médio e Norte da África. Ela é realizada a cada dois anos no Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes. Dubai, onde as publicações afirmam que o vídeo teria sido registrado, é outro dos sete emirados do país.

Uma pesquisa no Google pelos termos “Titan + IDEX + 2019” levou à gravação original, publicada neste canal no YouTube, assim como a outros vídeos, filmados a partir de diferentes ângulos, onde se vê o robô cumprimentando os visitantes.

Os resultados da busca também levaram à página oficial de “Titan, the robot”, um robô de entretenimento de 2,40 metros de altura que foi desenvolvido pela Cyberstein Robots e que pode ser alugado para eventos familiares e corporativos. Seus movimentos são controlados por um homem que fica dentro da máquina.

“Titan the robot” no parque temático Futuroscope, em Chasseneuil-du-Poitou, na França, em 19 de agosto de 2015 (Guillaume Souvant / Arquivo / AFP)

Em seu site e canal no YouTube pode-se ver um vídeo de apresentação com imagens de algumas feiras, exposições e celebrações das quais ele participou.

Além disso, o homem que é seguido pelo robô no vídeo não é o rei do Bahrein, Hamad bin Isa Al Khalifa, filho do falecido emir xeque Isa bin Salman al Khalifa.

Uma comparação de imagens entre o vídeo que viralizou e uma foto do monarca encontrada no site do Ministério das Relações Exteriores do Bahrein permite constatar que não se trata da mesma pessoa.

Comparação feita em 20 de agosto de 2021 entre a captura de tela do vídeo viralizado (E) e a foto do rei do Bahrein no site do Ministério das Relações Exteriores do país

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.

Juliette MANSOUR
Tradução e adaptação