O menino australiano que sofreu bullying, Quaden Bayles, tem nove anos e não é um adulto como afirmam nas redes sociais

Copyright AFP 2017-2020. All rights reserved.

Múltiplas publicações, compartilhadas em diversos idiomas em redes sociais, garantem que o menino australiano Quaden Bayles, que tem nanismo, é na verdade um adulto. Essas teorias surgiram depois que sua mãe compartilhou um vídeo em que o menino afirma sofrer bullying na escola por sua condição genética e diz querer morrer. No entanto, entrevistas anteriores e postagens antigas feitas por sua família são consistentes com a informação de que Bayles tem nove anos.

“Esse idiota tem 18 anos e roubou todo mundo, ele é ator, modelo, e influencer, não é uma criança, apenas um adulto que sofre de nanismo se aproveitando dos outros”, diz uma publicação no Facebook, acompanhada de diversas fotos que demonstrariam que Quaden Bayles tem 18 anos, e não nove.

 “O post da criança que sofreu bullying não passou de um golpe desse anão pra ganhar dinheiro”, diz outra postagem, ilustrada com uma captura de tela de um site onde Bayles é descrito como “modelo e influencer”. No Facebook, a história foi compartilhada mais de 10 mil vezes. 

Capturas de tela feitas em 28 de fevereiro de 2020 mostram teoria publicada no Facebook

A teoria sobre a suposta mentira também circulou amplamente no Twitter (1, 2, 3), e em postagens em espanhol, inglês e francês

Bayles, um menino indígena com nanismo de Brisbane, na Austrália, foi notícia mundial depois que sua mãe, Yarraka Bayles, divulgou imagens em que ele aparece chorando por ter sofrido bullying na escola. O vídeo foi publicado por sua mãe em 19 de fevereiro, mas já deletado. Uma cópia do registro pode ser vista aqui.  

O relato de Bayles chamou a atenção de celebridades e atletas, fazendo com que o comediante norte-americano Brad Williams, que também tem nanismo, iniciasse uma campanha de financiamento coletivo que arrecadou mais de 470 mil dólares australianos (até 28 de fevereiro) para pagar uma viagem à Disney, nos Estados Unidos.

Bayles também foi convidado para acompanhar o time indígena All Stars da Liga Nacional de Rugby da Austrália (NRL) em campo antes de uma partida em Queensland, em 22 de fevereiro.

As teorias sobre sua idade

Algumas das imagens compartilhadas em redes sociais para provar que Quaden Bayles é um adulto o mostram vestindo roupas de marcas famosas, segurando notas de dinheiro, posando ao lado de carros e comemorando uma suposta festa de aniversário de 18 anos (1, 2, 3).

No último dia 22 de fevereiro, a tia de Quaden, Mundanara Bayles, explicou no Facebook que a foto do menino com um cartaz escrito “aniversário de 18 anos” foi tirada na festa de seu filho, Garlen. De fato, uma versão arquivada de outra foto mostra que o cartaz diz “aniversário de 18 anos de Garlen”.

Mundanara e Quaden Bayles também aparecem neste vídeo que, segundo a tia, foi gravado antes da partida de rugby de 22 de fevereiro. Aos 33 segundos da gravação, ela pergunta a Quaden: “você tem 18 anos?”, ao que menino responde “não, tenho nove”.

Nas publicações viralizadas, alguns usuários garantem que o menino australiano é ator e influencer. Quaden Bayles realmente tem um perfil em uma agência de modelos e atores chamada Start Now, que o descreve como “Ator, figurante, modelo, influencer”.

No entanto, no próprio site usado para fundamentar a teoria de que Bayles é um adulto, seu perfil diz: “Oi, eu sou o Quaden. Tenho 8 anos e sou um dos poucos meninos aborígenes nascidos com nanismo por acondroplasia. Atualmente vivo em Brisbane, mas estou frequentemente viajando. (...) Tenho muitos seguidores em redes sociais devido à minha personalidade animada e alegre porque adoro fazer as pessoas rirem”.

A mesma página inclui este vídeo de 25 minutos, no qual o programa australiano “Living Black” documentou a história de Quaden em 2015. “Quaden Bayles, de quatro anos, mede apenas 65 centímetros, o tamanho de um bebê de 6 meses”, começa a narração.

Aos 20 minutos e 53 segundos do programa, um médico mostra uma radiografia da cabeça de Quaden a sua mãe. No canto superior esquerdo da imagem é possível ver o nome completo do menino (Quaden David Bayles) e a sigla em inglês para marcar sua data de  nascimento (DOB, date of birth): 13 de dezembro de 2010. 

Captura de tela feita em 27 de fevereiro de 2020 mostra trecho de episódio do programa “Living Black”

De fato, a apresentadora do programa “Living Black”, Karla Grant, se pronunciou sobre os rumores envolvendo Bayles em sua conta oficial no Twitter. “Para qualquer cético por aí sobre #QuadenBayles e sua família, aqui está um link para uma história que fizemos com a família em meu programa @LivingBlack em 2015. Claramente mostra os problemas de saúde que #Quaden tem enfrentado desde o nascimento”, escreveu.

Uma outra entrevista realizada em 2015 também se refere a Quaden Bayles como um menino de quatro anos nascido em Brisbane, que ajudava a criar consciência sobre o nanismo.

Em maio de 2014, sua mãe, Yarraka Bayles, publicou esta foto em um grupo do Facebook, com a legenda: “Quaden Júnior, 3 anos, com acondroplasia”. No mesmo ano, sua tia Mundanara publicou uma captura de tela de uma postagem feita no Instagram por Yarraka (cuja conta está atualmente desativada), com a mesma informação: “Quaden Júnior, 3 anos”.

Algumas imagens publicadas por uma de suas irmãs, Guyala, também mostram o crescimento de Quaden em 2012, 2013, 2015 e 2016.

Em resumo, as publicações feitas em redes sociais pela família de Quaden Bayles e suas aparições na mídia ao longo dos anos são consistentes com a informação de que ele tem atualmente nove anos de idade e que sua condição, o nanismo por acondroplasia, é real.

 
AFP Australia
AFP Brasil
 
Valentina De Marval