Não, os retângulos coloridos são utilizados como guia para a fabricação da embalagem

Publicações compartilhadas mais de 25 mil vezes em redes sociais há ao menos seis anos garantem que os retângulos coloridos presentes em tubos de pasta de dente identificam a quantidade de ingredientes químicos de cada produto. A alegação é falsa. Essas indicações não têm qualquer relação com a composição química da pasta de dente, mas funcionam com um guia lido pelos sensores das máquinas empregadas na fabricação da embalagem.

Publicações com essa alegação se multiplicam no Facebook (1, 2, 3) ao menos desde 2013. “Como é a sua pasta de dente? Significado de cada cor: Verde = natural. Azul = natural + medicinal. Vermelho = natural + componentes químicos. Preto = somente componentes químicos”, diz a legenda de uma das postagens. 

Captura de tela feita em 27 de agosto de 2019 mostra publicação viralizada no Facebook

Versões semelhantes circulam em espanhol, inglês e francês.

A alegação ganhou tanta força que a empresa de produtos de higiene dental Colgate publicou um artigo sobre o assunto em seu site, esclarecendo: “O motivo das marcas tem a ver com como os tubos de pasta de dente são feitos. As marcas ajudam sensores de luz a detectar o fim do tubo, para que as máquinas usadas para preparar os tubos saibam onde cortá-los ou lacrá-los”.

O termo técnico para os retângulos é marca ou guia de registro ou eye marks, em inglês, como encontrado nesses sites ou fóruns de desenho gráfico (1, 2 e 3). Além disso, neste vídeo é possível ver o passo a passo para configurar uma máquina de embalagens em função destas marcas.

Marcas desse tipo podem ser encontradas em embalagens de diversos produtos, não apenas em pastas de dente.

Jonathan Kusu é engenheiro de embalagens da Avon, na área de maquiagens. Em conversa com a equipe de checagem da AFP, explicou: “Nós trabalhamos com bases líquidas e cremes antienvelhecimento que também vêm em tubos. Esses retângulos são colocados para poder centralizar bem a decoração do tubo, que é cilíndrico, com uma parte da frente e uma parte de trás. O retângulo é colocado para ser lido pela máquina que, a partir desta marca, deixará o cilindro centralizado e dividido entre frente e verso e, depois, o fechará”.

A respeito da variedade de cores dessas marcas, Kusu esclareceu que a cor escolhida depende de como é a embalagem do produto. “Se o tubo tem uma cor mais clara, coloca-se um retângulo preto, porque a máquina precisa de uma diferença de contraste para poder lê-lo. Ao contrário, se o tubo é escuro, usa-se um branco”, afirmou.

Em 2018, o AFP Checamos verificou rumores semelhantes sobre marcas em embalagens de outros produtos.

Essa desinformação sobre tubos de pasta de dente já foi verificada em espanhol pelos sites Maldita e ColombiaCheck e em inglês pelo portal Snopes.

Em conclusão, as publicações viralizadas são falsas. As marcas de diferentes cores nos tubos de pasta de dente não fornecem informações ao consumidor sobre os ingredientes do produto, mas servem como guia para as máquinas utilizadas no processo de fabricação. 

Nadia Nasanovsky
AFP Brasil