Não, a barra colorida no fundo das caixas de leite não informa que o produto está vencido

Rumores, espalhados através das redes sociais no Brasil, alegam que a barra colorida no fundo de algumas embalagens Tetrapak pretendem informar ao consumidor que o produto foi colocado à venda depois de vencido. A informação é falsa.

“Vocês sabem a diferença dessas duas caixas de leite? (...) A que tem uma “barrinha colorida” é produto que já venceu, voltou para o fabricante e colocaram mais produtos para reaproveitar e voltou para o marcado. A que não tem é um produto novo, que ainda não venceu e está ótimo para consumo”, diz uma publicação no Facebook compartilhada mais de 10.000 vezes.

A imagem divulgada compara o fundo de duas caixas de leite da empresa Tetrapak. Afirma-se que “todo produto encaixotado (leite, creme de leite, leite condensado, achocolatado, etc.) tem uma dessas imagens” na embalagem.

Uma história semelhante circula em inglês desde 2013 e já foi desmentida.

Contatada pela AFP, a assessoria de imprensa da Tetrapak no Brasil informou que a informação é falsa e esclareceu:

Portanto, sim, as marcas coloridas existem e estão presentes em algumas embalagens. No entanto, elas não passam de um teste de cor para impressão. A afirmação de que as mesmas existem para denotar um produto fora da validade é inteiramente falsa.

Informações falsas sobre temas alimentícios não são incomuns na internet, pois costumam ser de interesse geral e viralizam de maneira rápida. A equipe de checagem da AFP já desmentiu algumas delas. Por exemplo, a alegação de que o leite de vaca passaria por branqueamento antes de ser vendido para consumo, rumores sobre a presença de aspartame em alguns produtos ou versões sobre os efeitos da carne suína, da vitamina B17 e da Pepsi no corpo humano, assim como mitos sobre a AIDS na África.

AFP Brasil