Não, o vídeo foi filmado durante uma maré alta em Boston

Uma gravação que supostamente mostra ruas inundadas na Suíça após fortes chuvas foi compartilhada mais de 100 mil vezes em diversas redes sociais desde o final de 2018. As imagens, contudo, foram gravadas durante um episódio de maré alta no porto de Boston, nos Estados Unidos.

Captura de tela feita em 26 de setembro de 2019 mostra publicação viralizada no Facebook

“Chuvas fortes na Suíça. As ruas são tão limpas que é difícil ver as águas da enchente. Não vi nenhuma garrafa pet boiando”, diz uma das publicações, compartilhadas mais de 46 mil vezes no Facebook desde o último dia 13 de abril. 

Nas imagens, é possível ver dois carros avançando por um cruzamento inundado. No entanto, como indica uma pequena legenda presente no canto superior esquerdo do vídeo, a gravação foi feita em Boston, no nordeste dos Estados Unidos.  

Publicações com a mesma alegação circulam amplamente no Facebook (1, 2, 3), no Twitter (1, 2) e no YouTube - assim como em espanhol e inglês

Para descobrir a origem do vídeo, a equipe de checagem da AFP realizou uma busca reversa e encontrou a gravação publicada no YouTube em 3 de março de 2018 por um usuário chamado David Caruso. O nome é o mesmo visto no crédito presente na parte superior esquerda das imagens viralizadas.

De acordo com a explicação de Caruso em sua publicação no YouTube, o vídeo mostra uma enchente em um cruzamento do boulevard Seaport de Boston durante uma maré alta que afetou a cidade portuária em 2 de março de 2018.

Comparando algumas capturas de tela do vídeo viralizado com imagens do Google Maps, a equipe de checagem da AFP pode concluir que, de fato, trata-se de uma via localizada no boulevard Seaport, de Boston. 

Comparacação entre capturas de tela do vídeo viralizado e imagens aéreas do boulevard Seaport de Boston disponíveis no Google Maps

Em resumo, é falso que o vídeo amplamente compartilhado em redes sociais mostre uma rua inundada na Suíça. Na verdade, as imagens foram gravadas em Boston, nos Estados Unidos.