Não, este homem não está internado. Trata-se da cena de uma série de TV

Uma postagem compartilhada quase 58 mil vezes nas redes sociais desde o início de fevereiro de 2019 sustenta que o homem visto na fotografia está internado em Guimarães, Portugal, e pede ajuda aos usuários para encontrar algum familiar do rapaz. Contudo, trata-se de uma cena da série televisiva “The Walking Dead” na qual aparece o personagem Rick Grimes.

“PEDIDO DE AJUDA URGENTE! Este homem deu entrada hoje no Hospital Beatriz Ângelo em Guimarães sem qualquer tipo de identificação e com aparente perda de memória. Partilhem para que possamos encontrar a família!”, diz a publicação.

A mesma foto tem sido compartilhada também em outros contextos: como um homem que levou um tiro em Belford Roxo, bairro do Rio de Janeiro; que estava em uma “unidade da Santa Casa” - mas sem especificar o local-; que havia sofrido um acidente em Vitória, no Espírito Santo, ou que foi vítima de um disparo em Ceilândia, no Distrito Federal.

Uma outra versão da postagem, compartilhada 89 mil vezes desde 5 de fevereiro e com os dizeres “Por favor, quem puder ajudar, AJUDE!”, já se apresentava como uma “pegadinha” com os usuários. Ao descer o cursor, na descrição encontrava-se o seguinte texto: “Este é um experimento social, a partir do número de curtidas e compartilhamentos, se terá uma base para provar o quanto os dedos das pessoas as controlam mais que seus cérebros, as deixando [sic] incapazes de lerem a postagem até o fim e pesquisarem para se certificarem de não estarem curtindo e compartilhando uma notícia falsa, ou seja uma fake news”.

De qualquer forma, muitas pessoas acreditaram e compartilharam a imagem demonstrando a sua intenção de ajudar: “Deus te abençoe”, “Será que não dá pra identificar pelas digitais na PF [Polícia Federal], coitado é muito triste estar assim”. Outros usuários levaram com humor a informação falsa: “Eu fiquei sabendo que ele é um polícia que matou muita gente morta”, em referência aos zumbis da série.

Contudo, a fotografia viralizada faz parte da série de televisão “The Walking Dead”, que estreou em 2010 e hoje está em sua 10ª temporada.

A imagem é uma captura de tela do primeiro episódio da primeira temporada da série, intitulado “Days Gone Bye”. Nessa cena, o protagonista da série, o xerife Rick Grimes, interpretado pelo ator Andrew Lincoln, acorda do coma e descobre que houve um apocalipse e os zumbis estão se propagando em larga escala.

Captura de tela do site do IMDb feita em 20 de maio de 2019

Em suma, o homem que aparece na fotografia não é alguém que realmente precisa encontrar seus familiares por estar internado em Portugal ou no Brasil. Trata-se do ator Andrew Lincoln no papel de Rick Grimes na série “The Walking Dead”.

A equipe do Checamos já verificou outras fotos de atores e celebridades fora de seu contexto original.

AFP Brasil