Não, esta foto não mostra o primeiro-ministro de Luxemburgo com seu esposo

Copyright © AFP 2017-2020. Todos os direitos reservados.

Uma fotografia que assegura mostrar o primeiro-ministro de Luxemburgo junto ao seu marido durante uma festa de gala foi compartilhada mais de 2 mil vezes nas redes sociais. Entretanto, este líder não aparece na imagem. Na realidade, trata-se da cantora Conchita Wurst, ao lado de André Karsai, presidente executivo de sua companhia.

"O primeiro ministro de Luxemburgo e seu esposo chegando numa festa de gala. O fim do mundo está próximo!", diz a descrição da imagem compartilhada 2,3 mil vezes no Facebook desde 13 de abril de 2019. Esta mesma fotografia viralizou em espanhol.

Contudo, não se trata do primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, que aparece na foto em questão. Ao comparar a imagem que circula nas redes sociais com uma de Bettel da AFP é fácil constatar que não é a mesma pessoa.

Combinação de fotos feita em 24 de abril de 2019 da imagem viralizada e da fotografia do primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, feita pela AFP em 20 de setembro de 2018

Outra publicação viralizada em espanhol também alega que quem aparece na fotografia é o primeiro-ministro da Bélgica, Charles Michel. No entanto, tampouco é ele.

Então, quem aparece?

Na realidade, quem está na foto é a cantora austríaca Conchita Wurst, cujo nome de batismo é Tom Neuwirth, que ficou conhecida ao vencer o concurso Eurovisión, transmitido pela TV, em 2014. A foto foi tirada durante a festa de gala da Ópera de Viena, em 28 de fevereiro de 2019. Seu comparecimento ao evento foi coberto por vários meios de comunicação, como se pode ver aqui e aqui.

Neste vídeo também se pode ver com mais detalhes a sua entrada na Ópera:

Os sites de checagem Lupa e Boatos.org já haviam advertido que Conchita Wurst não estava acompanhada pelo primeiro-ministro de Luxemburgo, nem pelo da Bélgica, como apontou a publicação em espanhol.

A fim de descobrir a identidade do acompanhante da cantora, a equipe de checagem da AFP entrou em contato com Jeffrey Mangione, que confirmou ser o autor da fotografia feita para o jornal austríaco Kurier, que circula agora com legendas enganosas. No entanto, Mangione não sabia o nome da pessoa ao lado de Wurst.

A AFP procurou a equipe que trabalha com a diva austríaca e confirmou que o homem que estava no tapete vermelho junto a ela é André Karsai, presidente executivo da TNRB unstoppable GmbH, a empresa de Wurst. "Obrigado por verificar os fatos. Vocês são os primeiros a nos perguntar", disse Karsai à AFP.

Esta publicação no Instagram confirma que os dois estavam juntos na noite de 28 de fevereiro deste ano na festa de gala em Viena e que se trata de Karsai.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por André Karsai (@andrekarsai) em

Em resumo, a fotografia não mostra o primeiro-ministro de Luxemburgo com seu esposo, mas a cantora austríaca Conchita Wurst junto a seu representante na festa de gala da Ópera de Viena em fevereiro.

 
Nadia Nasanovsky
AFP Argentina
AFP Brasil